Kevin Costner refletiu sobre a mudança de Horizon: Capítulo 2 de um lançamento nos cinemas para uma estreia direta no streaming, durante o Festival de Veneza 2024. O longa, que inicialmente estava previsto para estrear nos cinemas dos EUA, foi retirado da programação após o desempenho abaixo do esperado do primeiro filme da franquia.
Costner sugeriu que a decisão do estúdio pode ter sido uma reação ao fracasso do primeiro filme, que, nas palavras dele:
"Não teve um sucesso avassalador. Eu tive muitos filmes assim, que resistiram ao teste do tempo"
Ele também comentou sobre quem teria tomado a decisão: “Foi uma decisão do estúdio lançar o Capítulo 2 seis semanas após o Capítulo 1 e acabou sendo uma decisão do estúdio não fazer isso, também".
Apesar da mudança para o streaming, Costner viu o lado positivo: "Para mim, as decisões acabaram voltando ao meu plano original, que sempre foi lançar filmes com uma diferença de cinco a seis meses. E isso me permitiu vir a Veneza". O ator ressaltou, ainda, que a presença do filme em Veneza foi uma oportunidade que não teria ocorrido se o filme já tivesse sido lançado nos cinemas.
Todos esses contratempos, no entanto, só aumentaram o desejo do ator de continuar com o que pretende ser uma série de quatro partes:
"Às vezes, quando as coisas não vêm facilmente, queremos apenas nos afastar. Mas há algo em mim que só aumenta meu desejo quando algo não está funcionando. É uma história, é um produto que eu acho que pode resistir ao teste do tempo. Quando sinto rejeição, ao contrário de qualquer outra pessoa, quando abro os olhos da minha decepção, meu desejo só aumenta".
Horizon: Capítulo 1 teve um orçamento de cerca de US$ 100 milhões, arrecadando apenas US$ 11 milhões no primeiro final de semana. No Brasil, a Max chegou a anunciar a estreia do filme, direto no streaming, mas, depois acabou cancelando o lançamento.