O diretor de Independence Day, Roland Emmerich, relembrou os problemas na produção da sequência culpando Will Smith pelo roteiro fraco de Independence Day: O Ressurgimento. Em entrevista ao Yahoo! Entertainment, Emmerich explicou que o filme teve dificuldades porque Smith abandonou o projeto no meio para trabalhar em Esquadrão Suicida:
"Eu só queria fazer um filme exatamente igual ao primeiro. Mas no meio da produção Will Smith quis sair porque queria fazer Esquadrão Suicida".
O diretor explicou as consequências da saída do protagonista: "Eu deveria ter parado de fazer o filme, porque nós tinhamos um roteiro muito melhor. Depois disso eu tive que, super rapidamente, arrumar um outro roteiro. E eu deveria ter falado 'não', porque de repente eu estava fazendo algo que eu critico, uma sequência".
Lançado em 2016, 20 anos após o primeiro filme, Independence Day: O Ressurgimento recebeu criticas negativas mas arrecadou US$ 389,6 milhões na bilheteria internacional. O primeiro filme, no entanto, acumulou um total de US$ 817,4 milhões, marcando a maior bilheteria de 1996.