Avatar: O Caminho da Água (Divulgação)

Créditos da imagem: Avatar: O Caminho da Água (Divulgação)

Filmes

Notícia

James Cameron vê Avatar 2 mais feminista que Mulher-Maravilha e Capitã Marvel

Diretor já havia feito críticas ao filme da DC no passado

Omelete
3 min de leitura
14.12.2022, às 18H36.
Atualizada em 14.12.2022, ÀS 18H48

O cineasta James Cameron disse que seu novo filme, Avatar: O Caminho da Água, valoriza mais o empoderamento feminino do que filmes como Mulher-Maravilha e Capitã Marvel. O diretor elogiou as personagens de DC e Marvel, mas disse que apenas ele colocou uma grávida no campo de batalha.

“Todo mundo está sempre falando sobre o empoderamento feminino”, disse Cameron à revista Variety. “Mas qual é a parte tão importante da vida de uma mulher que nós, como homens, não vivenciamos? E eu pensei: 'Bem, se você realmente vai descer na toca do coelho do empoderamento feminino, vamos ter uma guerreira que está grávida de seis meses na batalha.'”

“Isso não acontece em nossa sociedade – provavelmente não acontece há centenas de anos. Mas eu garanto a você, antigamente, as mulheres tinham que lutar pela sobrevivência e proteger seus filhos, e não importava se estivessem grávidas”, continuou Cameron. “E as mulheres grávidas são mais capazes de serem muito mais atléticas do que nós, como uma cultura, reconhecemos. Eu pensei, 'Vamos tirar os verdadeiros limites'. Para mim, foi o último bastião que você não vê. Mulher Maravilha e Capitã Marvel – todas essas outras mulheres incríveis aparecem, mas elas não são mães e não estão grávidas enquanto lutam contra o mal.”

O diretor se refere a personagem Ronal, de Kate Winslet. A guerreira aparecerá pela primeira vez no segundo filme da possível saga e é uma mergulhadora e líder espiritual dos Metkayina.

Cameron x Diana

Em 2017, antes de ambos os filmes de quadrinho estrearem, o cineasta fez críticas a Mulher Maravilha: "Ela é um ícone objetificado, é a Hollywood masculina fazendo a mesma coisa de sempre! Não estou dizendo que não gostei do filme, mas, para mim, é um passo para trás".

O diretor, então, lembrou de Sarah Connor, de O Exterminador do Futuro, produção que dirigiu. "Ela não era um ícone de beleza. Era forte, com problemas, uma mãe terrível e ela ganhou o respeito do público. Para mim, [o benefício de personagens como Sarah] é tão óbvio. Quer dizer, metade do público é feminino."

Embora James Cameron tenha preparado um total de quatro sequências de Avatar, o lançamento vai depender da boa performance de Avatar: O Caminho da Água nas bilheterias. Se assim for, o terceiro longa chegará ao público em dezembro de 2024, enquanto Avatar 4 chega em 2026, e Avatar 5, em 2028.
 
Avatar: O Caminho da Água tem estreia marcada para 15 de dezembro.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.