James Cameron quase não escalou Kate Winslet em Titanic: "Eu nem queria vê-la"

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Entrevista

James Cameron quase não escalou Kate Winslet em Titanic: "Eu nem queria vê-la"

Diretor não estava confiante na atriz, que tinha a reputação de "Kate Espartilho" na época

Omelete
2 min de leitura
08.02.2023, às 18H00.
Atualizada em 09.02.2023, ÀS 10H12

Uma das grandes forças de Titanic, filme que volta aos cinemas brasileiros nesta quinta (9) em comemoração de seus 25 anos, é a química entre os protagonistas. No entanto, o processo de escalação de Kate Winslet e Leonardo DiCaprio foi cheio de dúvidas, como relembra o diretor James Cameron.

Nós vimos um monte de atrizes jovens. E a Kate era uma delas”, disse o diretor em entrevista coletiva com a presença do Omelete. “Eu queria alguém que realmente quisesse fazer aquilo. Kate mostrou um monte de interesse e entusiasmo pela personagem. Ela acreditava que poderia fazer, mas eu não estava convencido”.

Cameron afirmou que, naquele momento, a atriz era notória por fazer papéis em filmes de época, como Razão e Sensibilidade, Paixão Proibida e Hamlet. “Ela estava ganhando a reputação de ‘Kate Espartilho’”, disse. “Por isso, eu nem queria vê-la, em um primeiro momento. Mas aí a conheci. Ela foi espetacular”.

Após esse encontro, a atriz fez um teste para o papel principal, de Rose DeWitt. “Eu montei o set e tudo isso. Não foi apenas uma audição, sabe, usando calça jeans. Colocamos ela no figurino, fizemos o cabelo, tudo”, lembrou. “Em parte para ver se ela podia fazer o sotaque do meio-Atlântico, da alta camada da sociedade, sendo uma garota britânica de classe média. Será que ela conseguiria?”.

Após o teste, Kate enviou uma rosa com um bilhete para James Cameron, onde dizia: “Eu sou sua Rose”. “Ok, Kate. Você conseguiu. Você quer fazer isso. E, a propósito, tomaremos nossa própria decisão”, brincou o diretor, aos risos. “Mas Kate tem uma personalidade muito forte e ela meio que manifesta sua vontade ao mundo.” Ao fim, como sabemos, ela conseguiu o papel.

Só aí começou a procura pelo co-protagonista, Jack, o passageiro da terceira classe por quem Rose se apaixona. “Kate foi muito generosa com o seu tempo enquanto trabalhava com os potenciais Jacks, incluindo o Leo”, continuou Cameron.

"Ela ficou entusiasmada quando veio da leitura com o Leo. E, você sabe, eu não sou cego, surdo e mudo. Eu podia ver a química entre os dois. Ela reiterou logo em seguida, dizendo: ‘Ele é o cara, ele é o cara!’. Isso descreve quem é a Kate em poucas palavras”.

Como dizem, o resto é história - a de Titanic e a do cinema, como um todo.

O longa-metragem retorna aos cinemas nesta quinta, dia 9.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.