J.K. Rowling, a autora da série Harry Potter, venceu mais uma acusação de plágio. O processo, desta vez, foi iniciado pelos administradores do espólio do escritor Adrian Jacobs, autor de Willy the Wizard.
Segundo o processo, Jacobs enviou seu manuscrito a Christopher Little, agente da editora Bloomsbury, que o rejeitou. Willy the Wizard acabou sendo publicado por uma editora menor em 1987, dez anos antes de Little aceitar o manuscrito de Rowling e a Bloomsbury publicar o primeiro Harry Potter.
willy the wizard
A acusação, feita em 2004, dizia que Rowling havia copiado elementos do livro de Jacobs no enredo de Harry Potter e o Cálice de Fogo. Entre os pontos que seriam semelhantes estavam a competição entre magos, o uso de reféns humanos e de trens como forma de transporte. Além de uma indenização, o processo exigia a suspensão das vendas do quarto volume da série de Joanne Rowling. Num toque adicional de drama, o espólio de Jacobs divulgou que o autor morreu pobre após perder todo o seu dinheiro numa crise da Bolsa nos anos 1990.
Em resposta ao início do processo, a Bloomsbury divulgou um comunicado dizendo que Rowling jamais havia visto, lido ou ouvido falar do livro de Jacobs. A editora também apontou que Willy the Wizard teve pequena distribuição e que a história escrita por Jacobs não tinha uma escola de bruxos como ponto central.
O processo foi encerrado após o judiciário dos EUA considerar as acusações sem mérito. A sentença final declara que o contraste entre os dois livros é muito grande e qualquer comparação é forçada. O caso já havia sido examinado em outubro em Londres, onde o plágio também foi considerado improvável.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários