John Cusack detonou o que ele considera ganância dos estúdios após a confirmação da greve conjunta entre o sindicato de atores (SAG-AFRA) e dos roteiristas (WGA) de Hollywood. O ator foi ao Twitter contar uma experiência do início de sua carreira na qual, segundo ele, fica comprovado o modo de pensar dos executivos.
O ator compartilhou uma história sobre estrelar Digam o Que Quiserem, clássico romance adolescente de Cameron Crowe (Quase Famosos) lançado 1989 sobre um estudante medíocre do ensino médio que se apaixona pela oradora da turma após a formatura. De acordo com Cusack, ele não recebeu nenhuma porcentagem da bilheteria e foi informado pelo estúdio que o filme perdeu US$ 44 milhões. O ator diz permanece em dúvida sobre a afirmação.
“A ganância [dos estúdios] é quase um tropo cômico lendário”, escreveu Cusack. “Um fato engraçado - quando eu era jovem - fiz um filme (com um aparelho de som) e de alguma forma ganhei pontos - líquidos, não brutos. Nunca esperei ver nenhum dinheiro, mas o filme ficou bastante famoso, então, cerca de 10 anos atrás – olhei novamente para as demonstrações financeiras que eles eram obrigados a relatar – e para, minha surpresa, eles alegaram que haviam PERDIDO 44 milhões de dólares no filme."
“Pensei: 'Uau, quase levei a Fox à falência! (na verdade não)'. O filme custou cerca de US$ 13 milhões para ser feito – e o dinheiro gasto para lançar era mínimo na época. 30 anos depois, aquele filme perdia milhões todos os anos! Um ótimo truque de contabilidade, não acha?", acrescentou Cusack.
Os atores de Hollywood não entram em greve desde 1980. A paralisação não só deve barrar as filmagens de muitos projetos que contam com intérpretes filiados ao SAG, como também impedir a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos e a caminho dos cinemas.
Com a pressão adicional da greve dos roteiristas, já em curso há dois meses, a maioria dos projetos dos grandes e pequenos estúdios americanos devem ser completamente paralisados até a assinatura de novos contratos. Os dois sindicatos não entram em greve juntos desde 1960.
Confira abaixo os tuítes de John Cusack na íntegra:
The greed is almost a legendary comic trope - one fun fact - when I was a youngin- I did a film (with a boom box ) and somehow I got points - net not gross.
— John Cusack (@johncusack) July 14, 2023
Never expected to see any money - but the film became quite famous - so about 10 years ago - I looked again at… https://t.co/ad1FX7oCNa
***
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários