Johnny Depp afirmou que está sendo boicotado por Hollywood, em sua primeira entrevista desde sua demissão da franquia Animais Fantásticos e Onde Habitam. O ator foi acusado de agressão por sua ex-mulher, Amber Heard (entenda o caso abaixo).
Ao jornal britânico The Sunday Times [via Variety], o ator falou sobre o assunto ao comentar sobre o lançamento incerto de Minamata, filme sobre um desastre ambiental ocorrido no Japão.
"Isso afeta aqueles retratados em Minamata e as pessoas que passaram por experiências semelhantes. E tudo isso por causa de um boicote de Hollywood contra mim? Um homem, um ator em uma situação desagradável nos últimos anos?", disse Depp.
Recentemente, o diretor de Minamata, Andrew Levitas, acusou a MGM de "enterrar" a divulgação do filme por causa da presença do ator.
Entenda o caso
Johnny Depp foi inicialmente acusado de agressão pela atriz Amber Heard (Aquaman), sua ex-mulher, em 2016, mesmo ano em que foi anunciado no novo filme do universo de Harry Potter. De lá para cá, o caso foi levado a julgamento, com evidências em áudio e vídeo dos ataques de Depp, e também de agressões por parte de Heard.
Com o passar dos anos, a figura de Johnny Depp se tornou bastante polêmica, especialmente por outros relatos sobre o comportamento agressivo do ator em sets de filmagens. Para não se envolver na polêmica, os estúdios foram cortando Depp de seus projetos. A Disney, por exemplo, planeja um reboot de Piratas do Caribe sem o envolvimento do ator.
Já a produção de Animais Fantásticos, por outro lado, optou inicialmente por continuar a trabalhar com o ator. A decisão de mantê-lo desagradou Amber Heard, que criticou o estúdio, e também Daniel Radcliffe, que viveu o protagonista Harry Potter na saga original.
De qualquer forma, a autora e criadora J.K. Rowling, em dezembro de 2017, defendeu a presença de Depp no derivado, dizendo: “Baseado no nosso entendimento das circunstâncias, os cineastas e eu não estamos apenas confortáveis em manter nosso elenco original, como genuinamente felizes de ter Johnny fazendo um grande personagem nos filmes”.
A situação de Depp, no entanto, mudou desde o fim de 2020, quando ele perdeu um processo contra o tablóide The Sun, que o chamou de "agressor de esposas". A Justiça britânica entendeu que a publicação provou o conteúdo de seu artigo. Pouco depois, o ator foi demitido de Animais Fantásticos e Onde Habitam, em que interpretava Grindelwald.