Klebber Toledo em cena de Biônicos (Reprodução)

Créditos da imagem: Klebber Toledo em cena de Biônicos (Reprodução)

Filmes

Entrevista

Streaming abriu espaço para gêneros pouco feitos no Brasil, diz Klebber Toledo

Ator destacou produções de ação, ficção científica e terror bancadas pelas plataformas

Omelete
2 min de leitura
27.09.2024, às 06H00.

Para o ator Klebber Toledo, a chegada das plataformas de streaming no mercado audiovisual brasileiro foi um desenvolvimento largamente positivo, e por uma razão chave: diante da diversificação trazida por produções da Netflix, Max, Prime Video e tantos outros serviços, o cinema e a TV brasileiro começaram a “sair da caixinha” onde costumavam ser colocados. Em entrevista ao Omelete para promover seu papel em Transformers: O Início, Toledo comentou sobre essa diversidade, citando títulos de sua própria filmografia.

Eu acho que [os streamings] trouxeram uma competição saudável, que incentiva boas produções e abre o nosso leque. Agora podemos fazer mais coisas, não ficamos nos nichos - o cinema brasileiro é só drama social ou comédia? Cadê os filmes de ação, por exemplo, o terror, a ficção científica?, questionou ele, citando por nome a série Ilha de Ferro, do Globoplay, e o filme Biônicos, da Netflix, ambas produções estreladas por ele e comandadas por Afonso Poyart.

A gente vem evoluindo sim nesses outros gêneros, mas precisamos que as empresas invistam no nosso mercado, acreditem nele. O material humano que a gente tem é muito bom, artistas fantásticos a nível mundial”, comentou. Eu sou um grande fã do brasileiro, acredito muito na gente. O brasileiro tende a reclamar muito do próprio brasileiro, mas acho que a gente é lutador, tem garra para fazer as coisas.

Toledo ainda lembrou que o streaming se tornou um refúgio para muitos artistas durante o período do governo Jair Bolsonaro (2019-2022), quando o investimento público na cultura entrou em queda livre: O nosso ofício foi jogado para escanteio, tivemos um governo que tentava emplacar essa ideia de: ‘Pra quê cultura? Pra quê arte?’. [...] Nesse cenário, as maiores empresas de entretenimento acabaram perdendo um pouco de força diante dessas outras que vieram.

Transformers: O Início acompanha os futuros rivais Optimus Prime e Megatron a partir de suas origens no planeta de Cybertron, quando eram dois trabalhadores humildes chamados de Orion Pax e D-16. Ao lado de figuras como Elita, B-127 (o futuro Bumblebee), Starscream e Sentinel Prime, eles começam a sentir que há algo errado em seu planeta.

O elenco de vozes em inglês conta com Chris Hemsworth, Brian Tyree Henry, Scarlett Johansson, Jon Hamm, Keegan-Michael Key, Laurence Fishburne, Steve Buscemi e mais. O longa de animação, dirigido por Josh Cooley (Toy Story 4), já está em cartaz nos cinemas brasileiros.

 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.