Filmes

Lista

9 filmes incríveis com o tema cyberpunk

Confira outras obras para entrar no clima de Altered Carbon

02.02.2018, às 16H42.

Altered Carbon está disponível na Netflix, com uma história cyberpunk ambientada no século 25 - leia aqui a nossa crítica. Para entrar no clima, separamos outras obras importantes dentro desse gênero da ficção científica:

Ghost in the Shell - Fantasma do Futuro (1995)

(Kôdansha/Divulgação)

Alguns não sabem, mas o live-action estrelado por Scarlett Johansson tem como base o anime situado em 2029. A história da Major Motoko, uma agente cibernética, é uma das grandes representantes do universo cyberpunk e influenciou outras obras citadas nessa lista. O anime está disponível na Netflix.

Akira (1988)

(Bandai/Divulgação)

Kaneda e sua moto vermelha se tornaram um símbolo em 1988, com o lançamento do anime baseado no mangá de mesmo nome. O filme, ele é o líder de uma gangue de motoqueiros que vivem na Neo-Tokyo, reconstruída após as destruição da primeira. Seu amigo, Tetsuo, é sequestrado pelo governo e passa por experimentos que despertam um poder similar ao do lendário Akira. Há anos existem rumores sobre um live-action em Hollywood, mas nada foi confirmado. O anime está disponível na Netflix.

Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982)

(Warner Bros./Divulgação)

Em 2019, Deckard é um caçador de replicantes que precisa encontrar quatro deles, que retornaram à Terra para encontrar seu criador. O visual do filme e sua trilha sonora se tornaram icônicos e geraram a continuação que chegou aos cinemas em 2017.

Dredd (2012)

(DNA Films/Divulgação)

Em um futuro violento, a polícia tem autoridade para agir como juiz, júri e executor. Nessa realidade, o juíz Dredd (Karl Urban) precisa combater uma nova droga perigosa, enquanto treina uma recruta com poderes psíquicos. O longa, baseado em HQs, teve outra versão em 1995, com Sylvester Stallone. O projeto mais recente da franquia é a série de TV Mega City One.

Tron - Uma Odisseia Eletrônica (1982)

(Walt Disney/Divulgação)

No filme clássico, Kevin Flynn (Jeff Bridges) entra no mundo digital e é forçado a participar de jogos de gladiadores. Sua única chance de fuga é conseguir ajuda de um programa de segurança. O visual e os efeitos de Tron, hoje já considerados ultrapassados, foram marcantes na época. A sequência, Tron: o Legado, está disponível na Netflix.

Matrix (1999)

(Warner Bros./Divulgação)

Influenciado por várias obras citadas nessa lista, Matrix chegou aos cinemas em 1999, começando uma das franquias mais bem-sucedidas dos cinemas. O começo da história mostra Neo (Keanu Reeves), um hacker que descobre a verdade sobre o mundo: todas as pessoas vivem em uma realidade artificial enquanto são exploradas por uma raça de máquinas. O primeiro filme está disponível na Netflix.

O Vingador do Futuro (1990)

(Carolco Pictures/Divulgação)

Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) vive em 2084 e tem um sonho recorrente com o planeta Marte. Para entender isso melhor, ele compra férias na Rekall Inc., que vende memórias implantadas. Mas o processo dá errado e Quaid lembra de si mesmo como um agente secreto e percebe que sua vida é uma mentira. O filme ganhou um remake pouco sucedido em 2012, com Colin Farrell no elenco.

O Quinto Elemento (1997)

(Gaumont/Divulgação)

No século 23, Bruce Willis é o motorista Korben Dallas, que precisa encontrar e proteger o “quinto elemento”, uma energia capaz de salvar a Terra de um grande mal. O longa tem ainda Gary Oldman como o vilão Zorg e Milla Jovovich como a inocente Leeloo.

Fuga de Nova York (1981)

(Rialto Pictures/Studiocanal/Divulgação)

Dirigido e escrito por John Carpenter, o longa se passa no futuro e mostra que a criminalidade se tornou tão grande, que Manhattan foi transformada em uma grande prisão. Um dia, o avião do presidente é abatido e cai no local, fazendo com que o herói de guerra Snake Plissken (Kurt Russell) tenha a opção de conseguir sua liberdade ao salvá-lo.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.