Filmes

Lista

Blade Runner 2049 | Tudo o que você precisa saber para entender o filme

Não é preciso ver o longa de 1982, mas é bom ter algumas explicações em mãos

05.10.2017, às 12H53.
Atualizada em 06.10.2017, ÀS 15H25

Blade Runner 2049 chega aos cinemas pelas mãos de Denis Villeneuve e embora não exija que o espectador tenha visto o filme de 1982 ou tenha lido Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, o livro de Philip K. Dick que deu origem a tudo, a experiência do filme se torna mais rica se você tiver algumas informações em mãos. A seguir, listamos tudo o que você precisa saber para entender melhor o longa*.

*contém spoilers de Blade Runner - O Caçador de Androides

Vale a pena ler Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?

Sim. Ainda que seja muito diferente do livro que lhe deu origem, Blade Runner e Blade Runner 2049 são fiéis aos conceitos criados por Philip K. Dick em 1968 e o contato com todas as obras certamente leva a algo maior. Se no livro existe o questionamento do que nos torna humanos, exemplificado pela relações entre homens e animais em um futuro pós guerra nuclear, o filmes mostram melhor a ambição de humanidade dos androides.

Tyrell Corporation Vs Wallace Corporation

Na sequência, a Tyrell Corporation, originalmente responsável pela criação dos androides, foi comprada por Niander Wallace (Jared Leto), que fez novos e melhorados seres sintéticos para assumir trabalhos humanos degradantes nas colônias espaciais ou no que restou da Terra. Wallace efetuou a compra depois de ganhar dinheiro e poder com “fazendas de proteína”, resolvendo o problema da fome no planeta. Os replicantes com prazo de vida aberto - NEXUS 8 - fabricados pela Tyrell continuam ilegais e são caçados por novos Blade Runners.

Se quiser ver o primeiro filme, qual versão devo ver?

Ainda que seja uma sequência, o roteiro de Blade Runner 2049 é construído de forma a não exigir que o espectador tenha visto o primeiro longa. Ainda assim, algumas passagens têm seu significado ampliado pelo contato com o filme de 1982. O grande problema é que, ao todo, Blade Runner soma sete versões, do primeiro corte de quase quatro horas à Edição Final lançada em 2007.

Vale a pena ler Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?

Além disso, elementos do livro que ficaram de fora do primeiro filme como a paisagem seca e a presença de uma entidade criadora de empatia aparecem de uma nova forma no segundo filme, ampliando o universo das telas. Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? é publicado pela editora Aleph no Brasil e acaba de ganhar uma nova edição. 

Se quiser ver o primeiro filme, qual versão devo ver?

Considerado confuso e pessimista pelos produtores, o filme que chegou aos cinemas em 25 de junho de 1982 ganhou uma narração em off de Rick Deckard (Harrison Ford) e um final feliz que descartava toda a sua construção estética. Logo, quem quiser assistir ao primeiro filme deve ver a Edição Final, que perde a narração e segue com o final pensado originalmente, com a possibilidade de Rick Deckard (Harrison Ford) ser também um replicante. Mais violenta e cética, essa última versão também é mais fiel ao espírito existencialista do livro, que segue presente na continuação.

O teste Voight-Kampff

É o teste aplicado para verificar se um suspeito é humano ou replicante. São 30 perguntas que buscam uma resposta emocional do acusado, observando o aumento involuntário da pupila e sua dilatação. Combinando as respostas obtidas com o teste das pupilas, o interrogador obtém a resposta desejada. Deckard aplica o teste em Rachel, mas como ela possui memórias e acredita ser humana, o teste não é suficiente para revelar a sua natureza.

Quem é Rachel?

Rachel é uma replicante experimental fabricada pela Tyrell Corporation. Criada para ter um desenvolvimento emocional mais estável que o de outros modelos, ela recebeu implantes de memória e acredita ser humana. Durante a investigação de Deckard sobre os NEXUS 6, os dois acabam se envolvendo e se apaixonando. Ao contrário de outros androides com prazo de vida de 4 anos, Rachel tinha o prazo de vida em aberto.

O que é um Replicante?

Considerados o próximo passo da evolução robótica, Replicantes são criaturas sintéticas praticamente iguais ao seres humanos. Foram criados pela Tyrell Corporation com o objetivo de servir como mão de obra escrava na exploração e colonização de outros planetas. O termo replicante teria surgido por sugestão da filha de David W. Peoples. Ridley Scott queria um sinônimo de androide sem precedentes e a filha do roteirista sugeriu replicating (replicação), que consiste no processo de duplicação das células para clonagem.

Quem é Rick Deckard?

Rick Deckard é um Blade Runner, responsável por identificar e “aposentar” replicantes. Ele recebe a missão de eliminar um grupo de quatro NEXUS 6 que entraram na Terra ilegalmente e querem que a Tyrell Corporation amplie o seu prazo de vida. A Edição Final do primeiro filme termina com possibilidade de que Deckard também seja um replicante.

O que é um Blade Runner?

Blade Runner é o nome dado as integrantes da unidade especial responsável por “aposentar” os replicantes depois da revolta dos NEXUS 6. A alcunha foi encontrada pelo roteirista Hampton Fancher em um roteiro do beat William S. Burroughs para o livro de Alan E. Nourse - em  um futuro distópico, remédios e equipamentos eram fornecidos por contrabandistas, os bladerunners (algo como traficantes de lâminas).

O que aconteceu com a Terra?

O primeiro filme se passa em 2019 em um período em que os recursos da Terra se esgotaram. Alimentos são escassos e os animais foram extintos, motivando a criação de colônias em outros planetas. Essa migração da maior parte da população justifica o aspecto desolador das cidades vistas nos longas, com prédios abandonados e centros urbanos lotados e marginalizados. O segundo filme se passa em 2049 e continua basicamente dentro do mesmo contexto. 

Por que os replicantes são caçados?

A chamada fase NEXUS dos produtos da Tyrell Corporation estabeleceu os replicantes com a mão de obra ideal para a colonização de outros planetas. Porém, com o avanço da tecnologia, a corporação perdeu o controle sobre as suas criações. Na sua sexta geração - conhecida como NEXUS 6 - os replicantes eram mais fortes e ágeis que os humanos e tinham inteligência igual ou superior aos engenheiros que os criaram. Isso levou uma sangrenta revolta nas colônias fora da Terra e os replicantes se tornaram ilegais.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.