Filmes

Lista

Qual o problema dos vilões da Marvel no cinema?

Roteiristas comentam abordagem diferente para Zemo em Guerra Civil e relembramos o histórico de antagonistas do MCU

19.05.2016, às 14H30.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

Sucesso de público (com mais de US$ 940 milhões somados mundialmente até agora) e crítica, aclamado por muitos como o melhor filme do Marvel Studios, Capitão América: Guerra Civil tem um ponto de discórdia: o seu vilão. O retrato de Zemo (Daniel Brühl) é apontado ora como uma jogada genial do longa, ora como mais uma falha do estúdio em criar um bom e memorável antagonista.

O fato é que os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely deliberadamente escolheram criar um Zemo que pouco lembra o vilão nazista dos quadrinhos. "Quero personagens fiéis ao original como qualquer fã", explica Markus ao Omelete, "Mas Zemo é algo muito difícil se você vai fazer um homem com uma máscará lilás, e ainda existem duas versões...Como ele tem tanta raiva parecia certo usá-lo para uma reinterpretação. Houve uma época no processo de criação do roteiro em que o personagem era exatamente o mesmo, mas não se chamava Zemo. Ao batizá-lo, ele ganhou um peso extra, um peso da Marvel. Além disso, nos quadrinhos, ele também perdeu o pai, então foi uma forma a mais de torná-lo parte do universo".

O Zemo de Guerra Civil tem, portanto, uma função narrativa diferente. Ao invés de representar oposição aos heróis, é a causa e a solução para o conflito do título, como esclarece McFeely: "Nós definitivamente não queríamos que no final todos dessem as mãos e fossem combater um vilão em comum. Pois isso significaria para nós que eles foram meio burros: 'Por que batemos uns nos outros para dar as mãos 20 minutos depois?'. Queríamos que no final eles ainda estivessem separados, então criamos uma história que, esperamos, tenha enganado muitas pessoas. 'Oh, vamos nos unir e lutar contra os supersoldados, mas quando chegam lá a coisa muda'".

"Além disso, em um filme em que os heróis estão lutando entre si, não queríamos que eles lutassem contra um vilão malvado. Ele é mau, mas também é uma pessoa problemática, muito humana. Não queríamos ignorar o que aconteceu antes, esse filme é sobre o desconforto de não existir um certo e um errado no conflito. Jogar um vilão mascarado violaria a confiança que construímos com o público", conclui Markus.

A seguir, relembramos outros vilões do Marvel Studios. Dos antagonistas, apenas Loki é tratado com "carinho" pelo braço cinematográfico da Casa das Ideias (mas tem mais cara de anti-herói do que de vilão). Os restante é considerado descartável pelos roteiros, servindo apenas para levar o herói do ponto A para o ponto B. Há casos de "liberdade criativa" também, como o de Mandarim, que revolta fãs até hoje e chegou a gerar um curta-metragem para apaziguar os ânimos. Além disso, Thanos, prometido como o grande vilão do MCU, ainda não fez mais do que pontuais participações nos filmes.

Monge de Ferro (Obadiah Stane) – Homem de Ferro (2008)

None

O vilão interpretado por Jeff Bridges é levemente fiel aos quadrinhos, servindo como ponte entre o velho e o novo Tony Stark depois de encomendar o sequestro do seu antigo protegido pela organização dos Dez Anéis. Usando a armadura do Monge de Ferro, acaba morto em  conflito com o Homem de Ferro.

General "Thunderbolt" Ross / Líder (Samuel Sterns) / Abominável (Emil Blonsky) – O Incrível Hulk (2008)

None

Interpretado por William Hurt, Ross ainda não deu sinais de que se tornará o Hulk Vermelho, aparecendo novamente em Guerra Civil como Secretário de Estado, responsável por apresentar o tratado de Sokóvia aos heróis. Líder/Samuel Sterns (Tim Blake Nelson) é apenas apresentado na sua forma inicial no filme e Abominável (Tim Roth) surge apenas como a grande ameaça do terceiro ato, obrigando Bruce Banner e General Ross a unirem forças para derrotá-lo.

Laufey / Loki / Destruidor – Thor (2011)

None

Rei dos Gigantes de Gelo e pai biológio de Loki, Laufey (Colm Feore) acredita ter a oportunidade de se vingar de Odin, mas tudo não passa de um plano de Loki (Tom Hiddleston) para se provar digno do seu pai adotivo. Depois de falhar em matar Thor ao enviar para Terra o Destruidor, Loki trai e mata Laufey e entra em um embate com Deus do Trovão na sua tentativa de romper a Ponte Bifröst, desaparecendo em meio a destruição criada pelo conflito.

Chicote Negro (Ivan Vanko) – Homem de Ferro 2 (2010)

None

Interpretado por Mickey Rourke, o personagem é uma mistura das história de Chicote Negro e Dínamo Vermelho, ambos chamados originalmente de Anton Vanko (no filme, Anton é o pai de Ivan, um cientista soviético que tem sua parceria com Howard Stark rompida sob acusação de traição). Em parceira com Justin Hammer (Sam Rockwell), cria armaduras não tripuladas, mas comete suicídio, explodindo a própria armadura, durante seu conflito com Homem de Ferro e Máquina de Combate.

Caveira Vermelha / Arnim Zola – Capitão América: O primeiro Vingador (2011)

None

Vivido por Hugo Weaving, Caveira Vermelha é apresentado como o fundador da HYDRA, sendo afastado do partido nazista depois de ganhar a sua forma monstruosa pelo uso de uma fórmula não acabada do soro do Super Soldado. Em parceria com Arnim Zola (Toby Jones), desenvolve armas de tecnologia avançada usando o Tesseract. Impedido por Steve Rogers de usar suas armas de destruição em massa sobre os EUA, Caveira Vermelha segura o Tesseract com as próprias mãos, mas acaba desaparecendo com o poder da Joia do Infinito. Já Arnim Zola é recrutado pela SHIELD.

Loki/ O Outro/ Thanos – Vingadores (2012)

None

Como na primeira aventura dos Vingadores nos quadrinhos, Loki (Tom Hiddleston) é o vilão central da história. Suas artimanhas provocam a invasão Chitauri na Terra, mas ele acaba sendo facilmente derrotado pelo grupo de heróis. Ao final é revelado que tudo não passava de um plano de Thanos.

Maya Hansen / Aldrich Killian / Mandarim – Homem de Ferro 3 (2013)

None

Envolvidos na criação do vírus Extremis, Maya Hansen (Rebecca Hall) e Aldrich Killian (Guy Pearce) têm retratos relativamente fiéis aos quadrinhos até a revelação da verdadeira identidade do Mandarim. O clássico antagonista das HQs era na verdade o ator Trevor Slattery (Ben Kingsley), com Killian sendo o "verdadeiro Mandarim" do filme. A decisão gerou controvérsia entre os fãs, que receberam como prêmio de consolação o curta All Hail the King, que sugere que o "verdadeiro Mandarim" ainda não foi revelado.

Loki / Malekith – Thor: O Mundo Sombrio (2013)

None

Loki (Tom Hiddleston) acaba por firmar sua posição como anti-herói dentro do universo cinematográfico da Marvel, unindo forças com seu irmão Thor para combater Malekith (Christopher Eccleston), que planeja usar o Éter para reestabelecer a dominação dos elfos negros. Tido como morto, em um ato de sacríficio pelo irmão, Loki aproveita para usurpar o trono de Odin assumindo a forma do pai, pavimentando o caminho para o Ragnarök.

Georges Batroc / Alexander Pierce / Soldado Invernal / Arnim Zola – Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

None

Georges St-Pierre vive a versão cinematográfica de Batroc, retratadoo de forma mais "realista" como um pirata algeriano. Sem tanta relevância nos quadrinhos, Alexander Pierce (Robert Redford) é apresentado no filme como o grande nome por trás dos planos da HYDRA, além de controlar o Soldado Invernal (considerado morto em ação, Bucky Burnes foi resgatado pela HYDRA e transformado em uma máquina de matar); Arnim Zola (Toby Jones) é visto brevemente em uma versão próxima a dos quadrinhos, com sua consciência tendo sido transferiada para um supercomputador.

Ronan, O Acusador / Korath, O Perseguidor / Nebula/ Thanos – Guardiões da Galáxia (2014)

None

Interpretado por Lee Pace, Ronan é retratado como um Kree fanático que, para destruir Xandar, é capaz de fazer uma aliança com Thanos (Josh Brolin) - descrito como o ser mais poderoso do universo, o vilão faz novamente apenas uma participação no longa. Em posse da Joia do Infinito, Ronan trai Thanos, mas acaba sendo facilmente enganado, e derrotado, por Star Lord e Cia. Korath (Djimon Hounsou) é um lacaio de Ronan, morto por Drax em combate, e Nebula (Karen Gillan), filha adotiva de Thanos, tem seu arco construído em torno da vingança contra a irmã Gamora.

Ossos Cruzados (Brock Rumlow) / Zemo – Capitão América: Guerra Civil (2016)

None

Visto antes em Soldado Invernal, Ossos Cruzados (Frank Grillo) retorna para ser o estopim que levará ao Tratado de Sokóvia. Já Zemo (Daniel Brühl) não é um barão nazista, mas o coronel de uma unidade de elite do exército de Sokóvia em busca de vingança - ele perdeu a família após a passagem de Ultron e dos Vingadores por seu país. Zemo usa a assinatura do tratado para dar início ao seu plano, usando a história do Soldado Invernal para manipular os heróis. Assassino de T'Chaka, é poupado por Pantera Negra, sendo detido pela agência coordenada por Everett K. Ross (Martin Freeman).

Barão von Strucker / Ultron / Garra Sônica (Ulysses Klaue) – Vingadores: Era de Ultron (2015)

None

Visto na cena pós-créditos de Soldado Invernal, Barão von Strucker (Thomas Kretschmann) foi responsável pelos experimentos da HYDRA que transformaram Pietro Maximoff e Wanda Maximoff. Já no início de Era de Ultron, o vilão é derrotado por Steve Rogers, sendo posteriormente morto pelo vilão-título. Ultron (James Spader) é uma criação de Tony Stark e não Hank Pym, com uma passagem quase meteórica pela história dos Vingadores. O filme também dá origem a Garra Sônica, com Ulysses Klaue (Andy Serkis) tendo seu braço decepado por um Ultron em busca de vibranium.

Jaqueta Amarela (Darren Cross) – Homem-Formiga (2015)

None

O vilão ganhou uma versão bem diferente dos quadrinhos, misturando as histórias de Darren Cross, o primeiro inimigo de Scott Lang, com Jaqueta Amarela, uma das muitas identidades assumidas por Hank Pym. No filme Cross (Corey Stoll) é um ex-pupilo de Pym, obscecado com a tecnologia de encolhimento, que cria a armadura do Jaqueta Amarela com planos de vendê-la para organizações como a HYDRA. No caminho, testa a tecnologia em si mesmo para combater o Homem-Fomiga, sendo reduzido infinitamente no final da batalha.

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.