Filmes

Lista

Rampage: Destruição Total | Dez segredos direto do set do filme

Realizadores prometem uma mistura de San Andreas com Jurassic Park

03.04.2018, às 18H19.
Atualizada em 04.04.2018, ÀS 05H11

Uma mistura de San Andreas com Jurassic Park. É assim que o produtor Hiram Garcia definiu Rampage: Destruição Total durante a visita ao set que o Omelete fez no ano passado para saber um pouco mais sobre a nova colaboração entre o diretor Brad Peyton e o astro Dwayne Johnson.

Ciência

A trama abre no espaço, onde astronautas trabalham com a tecnologia CRISPR de edição de genoma. Essa tecnologia existe no mundo real e é usada em engenharia genética. No filme, experimentos visam remover o vírus do HIV de ratos, mas um acidente com a personagem de Marley Shelton causa uma avaria na estação espacial e três caixas danificadas com esse material genético entram em órbita e caem em três pontos distintos dos EUA. "Estamos convencidos de que vai ficar super real. A CRISPR é a arma de destruição em massa do futuro", diz o produtor John Rickard.

Na nossa passagem pelos galpões localizados em Atlanta, nos EUA, pudemos descobrir como a adaptação do clássico arcade ao cinema mistura a ciência do mundo real com as mutações que geram animais gigantes, como a tecnologia de captura de movimento é empregada no filme, e como a aventura se desenrola até um clímax destruidor em Chicago. Na galeria abaixo, conheça 10 segredos que aprendemos no set.

Animal lover

Davis Okoye, o personagem de Dwayne Johnson, é um primatologista que adotou o gorila George durante sua última missão militar, que deixou traumas. Segundo o produtor Hiram Garcia, o arco de Okoye envolve se reaproximar dos humanos e voltar a confiar nas pessoas. Davis passa o filme tentando salvar George, "que é a família do cara", diz Garcia. O gorila mata um urso pardo no começo do filme e todos em volta se preocupam com a agressividade de George.

Evolução

A trama se passa ao longo de quatro dias, pelos extremos dos EUA, da Flórida até a Califórnia. O material genética cai do espaço no Wyoming (onde afeta um lobo cinza), em San Diego (onde transforma o gorila George) e nos pântanos de Everglades, na Flórida (onde atinge um crocodilo). Uma cena importante mostra as primeiras mutações do lobo cinza e acontece no dia 2. Já o momento do avião cargueiro se passa no terceiro; segundo Jeffre Dean Morgan, essa cena é o começo de toda a loucura de Rampage envolvendo os monstros.

O gorila

George é o monstro do "bem". Adotado pelo personagem de The Rock, o gorila albino de 10 metros de altura, olhos azuis, vem do zoológico de San Diego. Na escala das mutações, em 18 horas desde a primeira exposição ele alcança 3,6m de altura. Tem uma cicatriz vertical no olho esquerdo.

Leia também:
"Vou fazer o filme de monstros mais divertido de todos", diz o diretor
Dwayne Johnson diz que não tem medo da maldição dos games no cinema
"Faço cenas sem dublê mas não sou o Tom Cruise", diz Jeffrey Dean Morgan

O lobo

O lobo cinza do Noroeste dos EUA é chamado de Ralph, cresce com o pêlo meio mal cortado, atinge 15 metros de altura e é o mais rápido dos três monstros. A mistura com DNA de coruja lhe dá visão telescópica e noturna, enquanto o DNA de morcego alonga suas orelhas e amplifica sua audição. Joe Manganiello vive um dos paramilitares que integram a equipe Black Kill, contratados para recuperar a carga que caiu do espaço, e uma cena envolve Ralph atacando essa equipe.

Captura de movimentos

A Weta faz a captura de movimento paralelamente à ação no set, com várias câmeras suspensas no ar ao mesmo tempo, o que acelera o processo de filmagem. Jason Liles interpreta George pela captura de movimentos. Ele elogia os ensinamentos que recebeu de Terry Notary e Andy Serkis para interpretar um primata. "Terry veio do Cirque du Soleil e é um técnico incrível. Eu não teria conseguido sem essa ajuda. Ele é o melhor do mundo nisto aqui", diz em referência ao mocap.

O crocodilo

Lizzie, o crocodilo, foi mais exposto ao componente químico e lembra o Godzilla. Chega a 60m de comprimento. Tem os dentes deformados para cima e para baixo. Na última mutação seu rabo fica com uma ponta que parece uma maça de espinhos. Nas misturas de DNA, o de Lizzie se funde com camaleão, e o crocodilo pode escalar superfícies verticais. O rabo espinhoso vem do baiacu, e a segunda fileira de dentes (que começa quase na garganta) deriva do DNA dos tubarões, assim como as guelras. Os ossos que saltam da pele vêm de DNA de certos sapos, e ajudam a atacar e escalar.

Destruição total?

O terceiro ato do filme envolve uma Chicago evacuada e totalmente destruída. Segundo o desenhista de produção Bary Chusid, a ideia é criar uma situação parecida à de San Francisco em San Andreas, em que as pessoas têm uma relação especial com a cidade e testemunham a destruição. "Não temos um orçamento tão grande quanto de outros filmes do gênero, mas Brad [Peyton] é tão preparado que cada dólar estará visível na tela", diz o produtor John Rickard. Ele diz que a ideia é criar um filme de censura 13 anos que esteja no limite do permitido para essa classificação etária.

Cargueiro

Uma cena grande rola com George no avião cargueiro C-17, quando o gorila é preso pela equipe do agente governamental interpretado por Jeffrey Dean Morgan. No início do filme, ele faz o antagonista de Dwayne Johnson, e Morgan sofre na mão de George. Partes do C-17 foram construídas em um estúdio de som enorme em Atlanta, com cerca de seis andares de altura. Essas partes da fuselagem ficam erguidas em plataformas hidráulicas para permitir sacudir o espaço, e câmeras também ficam presas em braços hidráulicos, para close-ups e para registrar as sacudidas em planos fechados.

Clímax

Malin Akerman e Jake Lacy fazem irmãos ricos que querem de volta a tecnologia de bioengenharia. O escritório deles fica na Willis Tower, o edifício de Chicago que era o mais alto da América do Norte até a construção do One WTC em 2014. É em Chicago que rola o clímax de Rampage, depois que um sinal gatilho atrai os monstros à cidade. Uma arte conceitual mostra George no topo do prédio, agarrado às antenas da torre, enquanto Ralph escala a torre e Lizzie devora a base, em referência ao game. O topo da Willis Tower, com um helicóptero caído, foi construído de verdade no set.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.