Faz um ano desde que o Omelete visitou o set de Thor: Ragnarok na Austrália*. Foram 30 horas em trânsito até o nosso destino, mas o que vimos por lá justifica a expectativa criada em torno do filme desde a contratação do diretor Taika Waititi, da mudança do logo (de uma linha tradicional para algo mais trash anos 80) e da divulgação do primeiro teaser trailer, que já contabiliza mais de 42 milhões de visualizações: esse será o filme mais diferente da Marvel. A seguir, listamos as evidências que fundamentam a perspectiva positiva em torno desse colorido apocalipse nórdico:
Taika Waititi
A contratação do neozelandês Taika Waititi para a direção de Thor: Ragnarok foi recebida com surpresa. Pouco conhecido fora do circuito indie, Waititi tem uma filmografia cheia de personalidade, com foco no humor, mas também de grande qualidade técnica (vide Boy, O que Fazemos nas Sombras e A Incrível Aventura de Rick Baker). Por também ser ator e roteirista, Waititi faz bom uso da improvisação e sabe muito bem o que não fazer em um filme de herói, já que interpretou Tom Kalmaku no trágico Lanterna Verde com Ryan Reynolds.
Taika Waititi
“Parte da contratação do diretor envolvia encontrar alguém que soubesse equilibrar tons dramáticos e cômicos. Então buscamos cineastas que pudessem trazer leveza e diversão, mas também criar um filme onde as ameaças são grandes e o drama é real. E quando você vê os filmes de Taika Waititi percebe que ele sabe equilibrar muito bem personagens, humor e leveza, mas também tristeza, como na vida. Todos os filmes dele você se sente satisfeito depois, você se sente feliz. E esperamos que esse seja o mesmo sentimento do público depois de ver Thor: Ragnarok”, explica o produtor Brad Winderbaum.
*Até a estreia do filme, em 26 de outubro, o Omelete vai publicar uma série de artigos sobre a visita ao set de Thor: Ragnarok.
Senso de Humor
“Thor é muito engraçado. Seja a piada sobre ele mesmo ou outro personagem como Loki, Hulk ou Hela”, explica Tom Hiddleston sobre o traço que se tornou uma marca dos filmes do Deus do Trovão, mas que ainda desagrada alguns fãs do personagem. A ideia, segundo Chris Hemsworth, é levar ainda mais humor para o terceiro filme, resgatando o tom mais leve do primeiro longa, quando as piadas surgiam do contraste entre Thor e a vida mundana. Esse espírito, somado ao humor pouco convencional de Taika Waititi, deve dar ao filme uma marca própria dentro do MCU.
Chris Hemsworth, o comediante
O primeiro Thor catapultou a carreira do ator australiano, mas foram as comédias que revelaram o potencial do seu talento. Essa marca já aparecia no terror irônico de O Segredo da Cabana (2012) e desabrochou em Férias Frustradas (2015) e Caça-Fantasmas (2016). O curta-metragem que mostra o que Thor estava fazendo durante a Guerra Civil é outro exemplo do seu entrosamento com o estilo de Taika Waititi e de como Hemsworth sabe brincar perfeitamente com todos os absurdos do seu personagem.
Uma Vilã memorável
Além de Loki, hoje mais anti-herói do que vilão, o MCU teve poucos antagonistas realmente marcantes nos seus 16 filmes já lançados. Hela, a Deusa da Morte interpretada por Cate Blanchett, deve virar esse jogo. A atriz estava empolgadíssima em viver a primeira grande vilã da Marvel nos cinemas e participou de todo o processo de construção da personagem, incluindo o visual e o treinamento para as cenas de ação com a dublê Zoë Bell.
Elenco + Novos Personagens
Além do elenco recorrente do universo Marvel - Chris Hemsworth (Thor), Tom Hiddleston (Loki), Anthony Hopkins (Odin), Idris Elba (Heimdall) e Mark Ruffalo (Hulk/Bruce Banner) - Thor: Ragnarok conta com preciosas adições, incluindo Cate Blanchett (Hela), Tessa Thompson (Valquíria), Karl Urban (Skurge) e Jeff Goldblum (Grão-Mestre). Com atores de peso encarnando personalidades complexas e multicoloridas, os novos personagens têm tudo para se destacar no universo cinematográfico da Marvel, ao contrário de outros vilões e personagens secundários que já apareceram no MCU.
Uma Vilã memorável
“Hela é a Deusa da Morte e ela é capaz de matar em uma escala monumental, mas o que torna Hela interessante é o seu passado, ou a sua história de origem. Há uma história de insatisfação profunda com Asgard, então ela está retornando para um lugar onde tem questões não resolvidas e acho que a complexidade desse passado torna a relação com outros personagens muito divertida”, descreve Blanchett.
Valquíria
As Valquírias serão apresentadas como as grandes heroínas de Asgard: “É como encontrar o seu herói de infância. Thor era fã delas e queria ser uma Valquíria”, explica Hemsworth sobre a relação do Deus do Trovão com as guerreiras criadas por Odin para levar os soldados mortos em combate para Valhalla. No filme, a Valquíria vivida por Tessa Thompson deixou seus tempos de glória para trás e trocou Asgard por Sakaar, onde atua como caçadora de recompensas. “Com Thor ela fica meio revigorada para fazer o que ela faz melhor, que é lutar e estar no lado certo da batalha”, explica a atriz.
Grão-Mestre
Durante a nossa passagem pelo set, Jeff Goldblum ainda não havia chegado para gravar as cenas do Grão Mestre, mas a equipe de figurino liderada por Mayes C. Rubeo já trabalhava na confecção do seu figurino: “Ele é muito experiente, muito doido e relaxado. Ele é o mestre de um mundo, mas esse mundo é Sakaar”, descreve a figurinista sobre o traje imponente de linhas irregulares em dourado, vermelho e azul.
Planeta Hulk
Se o arco dos quadrinhos não será adaptado fielmente para os cinemas, pelo menos será absorvido com pompa pela trama de Thor: Ragnarok. Toda a narrativa do Hulk Gladiador astro das arenas estará lá, incluindo o conflito entre um gigante esmeralda mais independente (e falante) e Bruce Banner. Hulk acaba em Sakaar depois que o quinjet em que ele fugiu no final de Era de Ultron é sugado por um dos buracos de minhoca que desembocam no planeta. Ele logo mostra sua força na arena do Grão-Mestre e se torna um gladiador campeão, conquistando uma legião de fãs.
Grão-Mestre
Desde a sua primeira aparição nos trailers, Goldblum mostra ter sido perfeitamente escalado para interpretar o líder de Sakaar, um planeta que, por ser cercado por buracos de minhoca, “absorve” todo o lixo da galáxia. Obcecado por apostas, ele comanda o maior esporte local, as lutas entre gladiadores, e é irmão de outro Ancião do Universo, o Colecionador (Benicio del Toro).
Novas relações entre os personagens
“Eu e [Mark] Ruffalo falamos sobre isso. Não acho que conversamos muito nos filmes além de cenas com todos os Vingadores. (...) Podemos fazer o que quisermos com essa relação. Não sabemos como se sentem um pelo outro além das cenas de luta. E Mark é tão diferente e engraçado e acho que ele queria fazer algo diferente com esse personagem”, explica Hemsworth sobre a dinâmica entre os heróis, “é algo como Butch Cassidy e Sundance Kid, eles trazem coisas diferentes um para o outro”.
Improvisação
“Temos mais liberdade para experimentar pois criamos uma base nos outros filmes”, explica Hemsworth sobre as improvisações no set. Waititi conta que o objetivo é melhorar o que está no papel ao acertar diálogos com novas falas e novas piadas. “Fazemos isso o tempo todo”, revela o diretor. Como se trata de um filme com um alto número de efeitos visuais, o supervisor Jake Morrison acompanhava as filmagens de perto, auxiliando Waititi sempre que uma nova ideia surgia no set.
Austrália
A ideia de rodar o filme na Austrália foi de Chris Hemsworth e a mudança de base (geralmente as produções da Marvel são rodadas em Atlanta ou em Londres) contribuiu para o clima de liberdade do set. Para Hemsworth era importante garantir que o terceiro filme de Thor fosse completamente diferente dos outros: “O que podemos mostrar nesse mundo que as pessoas ainda não viram?. Então tentamos locações, saímos de Asgard”, explica o ator, que diz se ver mais nesse filme do que nas outras versões de Thor.
Novas relações entre os personagens
Além de Thor e Hulk, outra relação que evolui em Ragnarok é a de Thor e Loki: “Por 3 ou 4 filmes, Thor apela para que Loki volte, melhor, mude. Em Ragnarok, ele não se importa mais. E isso é engraçado porque Loki sempre se definiu por isso, ele sempre teve a possibilidade de rejeitar a oferta de paz. Sem isso para rejeitar, como ele vai definir a si mesmo? Thor superou o drama do irmão: quer ser infeliz por ser adotado? Tudo bem. Tenho que lidar com uma Deusa da Morte aqui”, explica Tom Hiddleston sobre a jornada do seu personagem, que acaba se unindo ao irmão para salvar Asgard.
Austrália
Hemsworth nasceu em Melbourne e, depois de viver em Los Angeles por dez anos, voltou ao seu país natal para criar os filhos. “Queria deixar o trabalho quando não estava trabalhando e é difícil em LA pois você sente que sempre está no expediente”, explica. “Quando vi que iríamos rodar Thor 3 em Londres ou em Atlanta sugeri: Olha, a Disney acabou de rodar Piratas do Caribe na Austrália, não podemos fazer o mesmo? Então fizemos. É bom dormir na minha própria cama e estar a uma hora de casa. Minha filha continua na mesma escola e não precisamos dividir minha família. Então é ótimo”.
Colaboração
Todas entrevistas feitas no set tem uma palavra em comum: colaboração. Cada setor, seja no design de produção, efeitos visuais, elenco ou direção, se mantinha em contato direto - era possível ir de um departamento para o outro com apenas alguns passos (geralmente alguns setores são separados da produção, mas nesse caso todos estavam abrigados no mesmo estúdio). “Normalmente as pessoas acham que, para o ator, se trata de atuação pura, mas não sei o que é isso. Sempre gostei do processo colaborativo, talvez por ter trabalhado tanto no teatro. Realmente senti isso aqui”, conta Blanchett.
Jack Kirby
No centenário do quadrinista, Kevin Feige, presidente do Marvel Studios, foi categórico em sua homenagem: “O Universo cinematográfico da Marvel não existiria sem ele. Thor: Ragnarok é uma ousada declaração de amor a sua visão”, escreveu no Twitter.
Jack Kirby
A ideia de levar o traço de Kirby para o filme foi de Taika Waititi. O desafio, porém, era tornar habitáveis as formas irregulares do desenhista: “É realmente difícil se manter fiel ao estilo dele e a forma como desenhava, seu traço. É quando você percebe que o design dos quadrinhos é muito difícil de ser traduzido para a vida real. Então fomos e voltamos muito com os designs e mudamos muito. Agora temos essa mistura, que é definitivamente Kirbyniana, mas tivemos que torná-la crível”, explica Waititi.
Clima de filme independente (apesar do grande orçamento)
“Parece os filmes que faço com os meus amigos”, garante Taika Waititi sobre o clima do set,que apesar dos cenários grandiosos e do orçamento generoso, tinha uma aura de produção pequena com música e risadas nos intervalos. “Gosto de fazer um set confortável e ter essa sensação de família. Então trazemos nossos filhos para cá, os meus, os de Chris [Hemsworth], os de Cate [Blanchett], nossas famílias estão aqui e temos uma atmosfera muito relaxada no set”, explica o diretor. “Acho que esse é o set mais alegre que já estive, sabe? O set mais dinâmico e brincalhão”, completa Cate Blanchett.
Efeitos práticos + luz natural
A mudança da produção para a Austrália e a construção dos sets práticos transformou completamente a dinâmica das filmagens, já que geralmente as produções da Marvel trabalham prioritariamente com chroma key e sets internos, adicionando apenas algumas cenas externas.
Aventura cósmica
O futuro é cósmico na Marvel dos cinemas e Thor: Ragnarok é o terceiro passo nesse caminho depois de Guardiões da Galáxia Vol. 1 e 2. Não por acaso, um dos “times” de Vingadores: Guerra Infinita será formado por Thor, Senhor das Estrelas e Cia.
Cenários grandiosos
Ao invés de sets fechados em grandes galpões, a produção de Thor: Ragnarok optou por usar o espaço do estúdio e o clima ensolarado de Gold Coast para criar cenários grandiosos e externos. Asgard foi construída com detalhes pelo designer de produção Dan Hennah, que manteve o visual da cidade, mas o expandiu para mostrar a vida longe do palácio: “sentimos que essa é uma Asgard mais humana, menos divina".
Cenários grandiosos
Sakaar, a grande tradução do traço de Jack Kirby para as telas, foi construída sobre um terreno desnivelado do estúdio, assimilando a base irregular às formas da cidade: “Decidimos garantir que tudo fosse anguloso. Essencialmente tudo. (...) Não existem inspetores, não há um departamento de planejamento, as pessoas construíram suas casas, então a cidade é como uma grande favela”, explica Hennah.
Figurino
A presença do design de Kirby não se resume às formas de Sakaar. Seus habitantes também traduzem por tecidos e capacetes coloridos as formas criadas nos quadrinhos. Era impressionante entrar no galpão comandado pela figurinista Mayes C. Rubeo e ver nas araras e prateleiras o traço de Kirby. Até mesmo figurantes ganharam roupas detalhadas, dando autenticidade para a vida do planeta.
Aventura cósmica
“Se você olha para os quadrinhos de Thor, ele às vezes saía nessas aventuras intergaláticas loucas que o mandava para esses mundos bizarros que só são possíveis nos quadrinhos. E é isso que estamos tentando captar nesse filme, uma grande aventura cósmica de Thor que nunca vimos nos cinemas”, explica o produtor Brad Winderbaum.
Preparação para Vingadores: Guerra Infinita
“O filme definitivamente prepara para Guerra Infinita de muitas formas empolgantes que não posso comentar, mas o que posso dizer é para pensar em um filme como Capitão América: Soldado Invernal e em como tirou a SHIELD do jogo e deixou os Vingadores em uma posição bastante diferente no início de Era De Ultron. Nosso filme faz algo parecido. Pega algumas ideias do universo que não são levadas à sério desde a Fase 1 do MCU e as elimina e isso força nossos heróis a lidar com as coisas de uma maneira muito diferente”, garante o produtor Brad Winderbaum.
Efeitos Visuais
“Acompanhar a evolução de Asgard conforme a tecnologia evoluiu ao longo dos anos significa que poderemos mostrar para o público uma versão de Asgard que é 100% a melhor já vista”, promete o supervisor de efeitos visuais Jake Morrinson no seu terceiro filme da franquia, “você precisa acreditar que existe um padeiro em Asgard, que eles têm o que comer, que alguém faz a comida. Se tudo for perfeito você nunca vai acreditar que poderia morar ali”.
Efeitos práticos + luz natural
“Prefiro sets práticos, acho que qualquer ator prefere, do que filmar na frente de uma tela azul ou verde. E o diretor de fotografia certamente prefere ter o máximo de luz natural que puder. Então estamos ou do lado de fora, nesses sets lindos, ou em locações, onde é possível mergulhar naquele espaço sem pensar do que gastar a imaginação na frente do chroma key. Todo o seu foco está na cena e no personagem e não naquele ambiente asséptico da tela azul”, diz Hemsworth.
Efeitos Visuais
“Então você precisa pegar todas essas inspirações doidas, pegar todas essas ferramentas avançadas, pegar todos esses sets incríveis que construímos, e expandi-los, expandir o mundo de forma que pareça estar vivo”, conclui Morrinson, que também conta ter trabalhado com Mark Ruffalo para levar a versão mais completa de Hulk para os cinemas.