Mark Gustafson, codiretor de Pinóquio da Netflix ao lado de Guillermo Del Toro, morreu nesta quinta (1º), aos 64 anos, vítima de um ataque cardíaco. O próprio Del Toro confirmou a informação em suas redes sociais.
"Eu admirava Mark Gustafson antes mesmo de conhecê-lo. Ele foi um pilar da animação stop-motion - um verdadeiro artista. Um homem compassivo, sensível e mordazmente espirituoso. Uma lenda e um amigo que inspirou e deu esperança a todos ao seu redor", escreveu o diretor em seu perfil no X (antigo Twitter).
"Ele deixa para trás um legado de animação do tamanho do Titanic que remonta às origens da Claymation e que moldou a carreira e a arte de inúmeros animadores. Ele deixa amigos e colegas e uma filmografia histórica. Orações e pensamentos vão para sua amada esposa, Jennifer", completou o cineasta.
I admired Mark Gustafson, even before I met him. A pillar of stop motion animation- a true artist. A compassionate, sensitive and mordantly witty man. A Legend- and a friend that inspired and gave hope to all around him. He passed away yesterday. Today we honor and miss him. pic.twitter.com/zCmOLK70YU
— Guillermo del Toro (@RealGDT) February 2, 2024
Gustafson começou a sua carreira no início dos anos 1980 trabalhando como designer no famoso estúdio Will Vinton, conhecido por seus trabalhos em animações. Ele trabalhou em diversos projetos até emplacar a função de diretor de animação em O Fantástico Sr. Raposo.
Outros trabalhos do diretor incluem as séries animadas As Aventuras de Mark Twain e The PJs. Gustafson ainda ganhou um Emmy de Melhor Programa de Animação por A Claymation Easter.
Com Del Toro, Mark Gustafson ganhou o Oscar 2023 de Melhor Filme Animado por Pinóquio.