A 66ª edição do Festival de Cinema de Londres teve início com a estreia mundial de Matilda: O Musical. Dirigido por Matthew Warchus, o filme conta a famosa história de Matilda, a garota genial negligenciada pelos pais que descobre seus super poderes, ajudando o próximo e, eventualmente, tomando controle de seu próprio destino. A produção é uma adaptação de Matilda The Musical, vencedor de múltiplos prêmios Tony e Olivier. Ambos são baseados no livro de sucesso do escritor britânico Roald Dahl, de 1988.
Estrelado pela novata e talentosa irlandesa Alisha Weir, 13, como Matilda, o longa-metragem também conta com uma performance extraordinária da vencedora do Oscar Emma Thompson, que apresenta uma aparência totalmente intimidante e assustadora ao encarnar a diretora da escola Crunchem Hall, Miss Trunchbull.
“Esse papel foi sempre interpretado por homens antes [no palco]. Falei pro Matthew: ‘Quanto de homem você quer que eu interprete?’ Ele disse: ‘Estamos nos afastando disso, mas eu preciso que ela seja absolutamente real.’ Então fiz meu dever de casa corretamente. Nos a abordamos realmente de um ponto de vista psicológico. Foi fascinante”, disse Emma durante a coletiva de imprensa do filme em Londres.
Segundo a atriz, que já encarnou a babá durona Nanny McPhee nas telonas, a preparação para compor a personagem foi árdua, porém gratificante:
“Era necessário uma equipe de 6 pessoas para colocar aquela mulher no set todos os dias. Três horas entre maquiagem e próteses. Realmente me diverti muito, com o figurino, as próteses, criando sua forma, sua força enorme e atletismo. Com certeza, fisicamente, foi o papel mais exigente que já fiz”, explicou Emma.
Crianças guerreiras
Na entrevista com os jornalistas, Emma ainda fez questão de elogiar o elenco infantil do filme. “Essas crianças foram absolutamente notáveis", relembrou. "Elas trabalharam por nove meses em números musicais. A quantidade de trabalho que elas fizeram foi imensa. Quando elas estavam no set, era como estar com um grupo de guerreiros. Foi maravilhoso estar com elas e as amo tanto. Sempre tínhamos um abraço em grupo no final. Matthew disse: ‘Você pode, por favor, parar de abraçar as crianças? Você deveria deixá-las com medo de você’”, contou a estrela, aos risos.
Já Alisha confessou que se inspirou nos seus colegas de elenco adultos para viver a protagonista destemida:
“Estava muito nervosa, porque foi meu primeiro grande filme. Estava trabalhando com essas pessoas incríveis, então foi bastante apavorante. Mas eles foram tão legais. Eu pensei, eles são apenas humanos. Quando falava com eles, estava admirando o trabalho e seguindo o exemplo deles. Observava tudo e copiava o que eles estavam fazendo também”, comentou a jovem.
O elenco de Matilda: O Musical também conta com Lashana Lynch, de 007 - Sem Tempo Para Morrer, como Miss Honey, o ator Stephen Graham, da série Line of Duty, como Mr. Wormwood, Andrea Riseborough como Mrs. Wormwood e Sindhu Vee como Mrs. Phelps, entre outros atores.
O filme tem estreia prevista na Netflix do Brasil em 25 de dezembro de 2022.