10 filmes de animação stop motion que entraram para a história

Créditos da imagem: Divulgação/Montagem

Filmes

Lista

10 filmes de animação stop motion que entraram para a história

Longas fazem da massinha de modelar um universo a ser amado

Omelete
5 min de leitura
04.01.2024, às 16H07.
Atualizada em 04.01.2024, ÀS 16H21

Não importa o estilo nem a geração, todo mundo tem uma animação stop motion para chamar de sua. Quando o curta-metragem The Humpty Dumpty Circus foi lançado, em 1898, um novo caminho de possibilidades foi aberto no grande mundo do cinema. Cerca de cem anos mais tarde, a dupla Wallace e Gromit, do estúdio Aardman, tornou o gênero frequente em todos os tamanhos de tela.

Graça a isso, em 2000, ganhamos um dos maiores clássicos do gênero, o aclamado A Fuga das Galinhas. O filme foi um sucesso de crítica e de bilheteria, ostentando até hoje o recorde de arrecadação de um filme stop motion nos cinemas. Agora, 23 anos depois, nos reencontramos com Ginger e Rocky em uma sequência divertidíssima intitulada A Fuga das Galinhas — A Ameaça dos Nuggets.

E, além do retorno do clássico, ganhamos ainda uma belíssima série do universo Pokémon. Misturando stop motion com CGI, a produção A Concierge Pokémon conta a história de Haru, uma funcionária que atende vários Pokémon e seus donos no hotel em que trabalha. Para celebrar o gênero, vamos relembrar 10 títulos em stop motion que entraram para a história do cinema de animação. Confira:

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Divulgação
Divulgação

Nossa lista começa no início dos anos 90, quando Tim Burton produziu o aclamado O Estranho Mundo de Jack, com direção de Henry Selick. Uma das primeiras produções concebidas como “terror infantil”, o filme traz o protagonista Jack, aquele que inspira as abóboras de Halloween. Morador mais popular da cidade do Halloween, Jack está cansado de comemorar o dia das bruxas, então vaga pela floresta até encontrar portais que o levam para outras cidades-feriado, como a da Páscoa e a do Natal. Encantado com o feriado do Papai Noel, Jack decide sequestrar o bom velhinho e fazer um Natal à sua maneira. Disponível no Disney+

James e o Pêssego Gigante (1996)

Divulgação
Divulgação

Outro popular clássico noventista é James e o Pêssego Gigante. Misto de live-action e stop motion, no longa acompanhamos um garoto órfão que tem tias terríveis como suas guardiãs. Ao se tornar amigo de insetos que vivem dentro de um pêssego gigante, no entanto, ele embarca da Europa para Nova York, enfrenta vários obstáculos e descobre um pouco mais sobre si mesmo. Além de visualmente linda, a produção ainda conta com a belíssima trilha de Randy Newman. Disponível no Disney+.

A Fuga das Galinhas (2000)

Divulgação
Divulgação

Um dos maiores títulos do gênero, A Fuga das Galinhas foi um marco cultural na vida de milhares de pessoas no início dos anos 2000. Misturando uma trama divertida com críticas ao capitalismo tardio, o longa do saudoso estúdio Aardman coloriu o gênero e deixou os personagens de massinha ainda mais populares. Neste mês de dezembro, a Netflix lançou a sequência do clássico, cerca de 23 anos após sua estreia.

Leia as nossas críticas do primeiro e do segundo filme. Ambos estão disponíveis na Netflix.

A Noiva Cadáver (2005)

Divulgação
Divulgação

Outro marco de Tim Burton foi A Noiva Cadáver, de 2005. No filme, Victor, originalmente dublado por Johnny Depp, é arrastado para o outro mundo ao se casar sem querer com a misteriosa Noiva Cadáver (Helena Bonham-Carter), enquanto sua verdadeira noiva, Victoria (Emily Watson), o aguarda desolada na Terra dos Vivos. Embora a vida na Terra dos Mortos se mostre mais animada do que o meio vitoriano em que cresceu, Victor descobre que não há nada neste mundo, ou no outro, que possa afastá-lo de sua amada. Disponível na HBO Max.

Wallace & Gromit - A Batalha dos Vegetais (2005)

Divulgação
Divulgação

Um dos principais clássicos do gênero, a franquia Wallace e Gromit, iniciada em 1989, é um dos principais títulos do estúdio Aardman e também um dos primeiros contatos de muitos com filmes stop motion. No longa de 2005, Wallace e seu cachorro, Gromit, abrem um negócio de exterminação de pragas e começam a trabalhar para Lady Tottington na tentativa de impedir que um coelho gigante destrua as plantações da cidade.

Leia a nossa crítica de A Batalha dos Vegetais no Omelete!

Coraline e o Mundo Secreto (2009)

Divulgação
Divulgação

Os textos de Neil Gaiman também ganharam movimento com o gênero de massinhas, em 2009, com direção de Henry Selick. Esta história, que mistura terror e fantasia, acompanha uma garota que, na falta de atenção dos pais, descobre um portal para um estranho mundo paralelo onde todos os seus desejos são atendidos. As coisas tomam ares sombrios quando Coraline percebe que o lugar e seus habitantes escondem segredos perigosos.

Leia a nossa crítica e assista na Apple TV+ assinando pelo Omelete!

O Fantástico Senhor Raposo (2009)

Divulgação
Divulgação

Como deixar de mencionar um filme do gênero dirigido por Wes Anderson? Na trama, somos levados a acompanhar o que ocorre com o Sr. Raposo quando ele quebra a promessa feita à esposa e invade as fazendas dos vizinhos. A partir desse ponto, todo o encanto característico do diretor, com seus enquadramentos precisos, toques de fantasia e ambientes meticulosamente planejados, contribui para dar vida à narrativa, que conta com as vozes de George Clooney e Meryl Streep. Disponível no HBO Max

Shaun, o Carneiro — O Filme: A Fazenda Contra-Ataca (2019)

Divulgação
Divulgação

Resultado de uma franquia de sucesso nas telinhas, o filme acompanha uma atrapalhada invasão alienígena na pacata cidade de Mossingham. Após o avistamento de um disco voador e seu misterioso passageiro, a história se divide em duas frentes. Por um lado, acompanhamos a divertida jornada do extraterrestre Lu-La em descobrir a cultura terrestre, enquanto do outro há a atrapalhada tentativa do fazendeiro em lucrar em cima da moda de ETs que tomou conta das redondezas após os relatos da visita alienígena.

Leia a nossa crítica do filme e assista na Netflix.

Pinóquio por Guillermo del Toro (2022)

Divulgação
Divulgação

Considerado um dos melhores filmes de 2022, a releitura de Pinóquio do cineasta Guillermo del Toro foi a grande vencedora do Annie Awards 2023, além de ter levado a estatueta de melhor longa-metragem animado no Oscar. Mas não são os prêmios que tornam Pinóquio especial. O filme conquistou muitos corações por olhar para a trama com uma visão mais dramática e, de certa forma, mais madura. O sofrimento de Pinóquio e Geppetto e a relação dos personagens com a vida e a morte são mais viscerais e penetrantes aqui que nas demais versões do boneco.

Leia a nossa crítica do novo Pinóquio e o assista na Netflix

Wendell & Wild (2022)

Divulgação
Divulgação

Mais uma vez Henry Selick voltou para os estúdios para nos dar um filme, só que agora com Jordan Peele atuando como roteirista. O resultado dessa parceria foi o longa-metragem Wendell & Wild, que levou dois protagonistas negros para o centro da história, algo até então incomum no gênero stop motion.

Na trama do filme, para deixar o submundo e curtir a terra dos vivos, dois demônios ardilosos fazem um acordo com uma adolescente fã de punk rock.

Leia a nossa crítica do filme e assista na Netflix.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.