John Ashton, ator que marcou gerações como o John Taggart de Um Tira da Pesada, morreu na última quinta-feira (26) aos 76 anos. A informação foi divulgada neste domingo (29) por seu agente, Alan Sommers, que não divulgou a causa da morte.
Ashton interpretou o personagem em três ocasiões, incluindo os dois primeiros filmes, de 1984 e de 1987, e o mais recente capítulo, lançado pela Netflix este ano.
Ele marcou o imaginário dos anos 1980 com participações em diversos projetos de destaque de Hollywood na década, como Alguém Muito Especial, Buckaroo Banzai e Fuga à Meia-Noite. Ashton também trabalhou em alguns desastres marcantes, como King Kong 2, de 1986.
Nascido em 1948 em Springfield, nos Estados Unidos, o ator graduou em artes cênicas na Universidade do Sul da Califórnia e começou a carreira em 1973, no filme An Eye for an Eye, de Larry G. Brown.
Ele passaria a década trabalhando em diversas pontas na televisão antes de emplacar um primeiro hit como parte do elenco do drama O Vencedor, dirigido por Peter Yates e indicado ao Oscar de Melhor Filme em 1980. Com o sucesso de Um Tira da Pesada, quatro anos depois, a sua carreira deslanchou de vez.
Além de ator, Ashton também era golfista amador e participou de diversos torneios beneficentes ao longo da vida.
John Ashton deixa a esposa, Robin Hoye, dois filhos e um neto.