A escalação de Jacob Elordi para interpretar o personagem Heathcliff em O Morro dos Ventos Uivantes, nova adaptação do clássico livro de Emily Brontë para os cinemas, atraiu críticas de fãs, jornalistas e estudiosos da literatura - isso porque, no texto original, Heathcliffe é descrito como "um cigano de pele escura".
O jornal britânico The Daily Telegraph conversou com Michael Stewart, diretor do Centro de Escrita Brontë, que questionou a decisão: "No caso de Ventos Uivantes, tivemos muitos anos de atores brancos interpretando um personagem etnicamente ambíguo... mas os tempos são diferentes, e a forma como representamos certas pessoas e culturas na arte vem com uma responsabilidade que não era cobrada 20 anos atrás".
O veículo também falou com a Dra. Claire O'Callaghan, editora-em-chefe do jornal da Sociedade Brontë, que disse algo similar: "Eu acho que o perigo é que, no atual clima cultural, escalar um ator branco como Heathcliffe ignora a ambiguidade racial que com certeza está no texto".
Entre o público geral, a escalação de Elordi pela diretora e roteirista Emerald Fennell, que já trabalhou com o ator em Saltburn, também foi criticada. Um post no X [via Deadline] ironizou: "Heathcliff é descrito como um homem pardo de pele escura no livro, e um dos pontos mais importantes da trama é que ele sofre abuso racista por parte de sua família adotada. Mas sim, claro, Jacob Elordi é a escolha perfeita!".
Outra usuária aproveitou para apontar que Margot Robbie, escalada para viver a protagonista feminina Cathy na produção, também não é muito adequada para o papel: "Um Heathcliff branco, e uma Cathy de 34 anos de idade, e os dois parecem modelos de Instagram. Estou obcecada".
O Morro dos Ventos Uivantes se passa em Yorkshire e gira em torno das relações entre duas famílias: os Earnshaw e os Linton. A narrativa é enquadrada pelo Sr. Lockwood, um inquilino de Thrushcross Grange, que aprende sobre a história de Wuthering Heights através de Nelly Dean. O cerne do romance é a história de amor entre Heathcliff, um órfão adotado pelo Sr. Earnshaw, e a filha do Sr. Earnshaw, Catherine.
A história foi adaptada para o cinema e a TV várias vezes com o passar dos anos, trazendo atores brancos como Tom Hardy, Ralph Fiennes, Timothy Dalton e Laurence Olivier no papel de Heathcliff. Somente o filme de 2011, protagonizado por Kaya Scodelario, escalou um ator negro para o personagem: James Howson.
A nova versão de O Morro dos Ventos Uivantes ainda não tem data de lançamento.