Filmes

Artigo

Mostra Internacional de São Paulo comemora 30 anos com 300 filmes e três semanas de cinema

Mostra Internacional de São Paulo comemora 30 anos com 300 filmes e três semanas de cinema

20.10.2006, às 00H00.
Atualizada em 16.11.2016, ÀS 22H02

No final dos anos 70, a censura ainda proibia no Brasil muitos filmes estrangeiros de teor político. É como uma espécie de correção histórica, portanto, que a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo comemora 30 anos neste 2006.

As retrospectivas da obra de Joaquim Pedro de Andrade, integral, e do cinema político italiano dos anos 60 e 70 - que se desdobra em debates e livro inédito e inclui nomes obrigatório como Ettore Scola, Elio Petri e Marco Bellocchio - são apenas o lado mais evidente de uma seleção cheia de cinema engajado. Há sociopolítica em Os Infiltrados, filmaço de Martin Scorsese, e na fábula antifascismo El laberinto del Fauno, de Guillermo Del Toro, na mesma medida em que há no questionador The Wind that shakes the Barley, do inglês Ken Loach, Palma de Ouro do último Festival de Cannes, e no filme que abre a Mostra, Os Estados Unidos contra John Lennon.

Não deixa de ser político também, nestes tempos de reordenação de prioridades mundiais, o destaque dado à cinematografia da China. De lá vêm nove produções - duas só do expoente Jia Zhang-Ke (a ficção Still Life e o docudrama Dong). Os talentos da Ásia irradiam até cineastas cults como o sul-coreano Kim Ki-Duk (Time), o malaio Tsai Ming-Liang (Eu não quero dormir sozinho) e o tailandês Apichatpong Weerasethakul (Sindromes e um Século).

Os latinos não são azarão nessa história. O mexicano Alejandro González Iñarritu promete lotar sessões com Babel, assim como o Volver de Pedro Almodóvar, o próprio Del Toro não nega suas raízes hispânicas, o Brasil aparece forte com O Cheiro do Ralo e O Céu de Suely, e até o Paraguai, com o desconcertante Hamaca Paraguaya, a primeira produção cinematográfica concluída no país desde 1978, se faz notar. Que papel cabe aos Estados Unidos? Velhos autores como Scorsese, Robert Altman (A Última Noite), Sidney Pollack (Esboços para Frank Gehry) e Ridley Scott (Um Bom Ano) competem com bons nomes jovens, como John Cameron Mitchell (Shortbus), Darren Aronofsky (Fonte da Vida), Christopher Nolan (O Grande truque), Richard Linklater (A Scanner Darkly) e Marc Evans (Um Certo Olhar).

Ao todo são cerca de 300 longas-metragens, que serão exibidos até o dia 4 de novembro - um fim de semana a mais do que nos anos anteriores. Os cinemas: Frei Caneca Unibanco Arteplex, Espaço Unibanco, Cine Bombril, Cine MorumbiShopping, Reserva Cultural, CineSESC, Sala UOL, Sala Cinemateca, Cine Olido, Cinemark Sta. Cruz, FAAP, Vão Livre do MASP, Memorial da América Latina e Centro Cultural São Paulo.

Dá para se achar nesse embolo de forma geográfica - só no Shopping Frei Caneca serão quatro salas. Mas dá para se encontrar de forma temática. Aposte nos diretores consagrados - Aki Kaurismaki, Nanni Moretti, Mohsen Makhmalbaf, Zhang Yimou, Michael Winterbottom, Manoel de Oliveira, Jafar Panahi, Amos Gitai, Bruno Dumont - ou arrisque-se nos novos talentos. Anote: até o dia 4 darão muito o que falar o italiano Emanuele Crialese (Mundo Novo), o romeno Corneliu Porumboiu (12:08 A leste de Bucareste), o português Pedro Costa (Juventude em Marcha), o japonês Tatsushi Ômori (O sussurro dos Deuses) e a inglesa Andrea Arnold (Red Road).

Visite o site oficial para ver a programação e os preços dos ingressos. Aqui no Omelete, como já virou tradição, traremos novas críticas diariamente até o final da festa. Fique de olho! Abaixo, a lista completa de longas e média-metragens, em ordem alfabética:

  • 12:08 A Leste de Bucareste (A Fost Sau N-A Fost?), de Corneliu Porumboiu (89), Romênia
  • 1972, de José Emílio Rondeau (104), Brasil
  • 2:37, de Murali K. Thalluri (91), Austrália
  • 3 Irmãos de Sangue, de Ângela Patrícia Reiniger (104), Brasil
  • A Audiência Vai Começar (L Udienza È Aperta), de Vincenzo Marra (75), Itália
  • A Batalha de Paris (Nuit Noire), de Alain Tasma (106), França
  • A Bela da Tarde (Belle De Jour), de Luis Buñuel (101), França, Itália
  • A China está Próxima (La Cina É Vicina), de Marco Bellocchio (93), Itália
  • A Classe Operária vai ao Paraíso (La Classe Operaia Va in Paradiso), de Elio Petri (125), Itália
  • A Cobradora de Apostas (Kubrador), de Jeffrey Jeturian (101), Filipinas
  • A Comédia do Poder (L Ivresse du Pouvoir), de Claude Chabrol (110), França, Alemanha
  • A Encantadora de Baleias (Te Kaieke Tohora), de Niki Caro (105), Nova Zelândia
  • A Estrada (Fang Xiang Zhi Iu), de Jiarui Zhang (114), China
  • A Grande Final (La Gran Final), de Gerardo Olivares (85), Espanha, Alemanha
  • À Margem do Concreto, de Evaldo Mocarzel (84), Brasil
  • A Medidas das Coisas (Das Mab Der Dinge), de Sven Bohse (36), Alemanha
  • A Outra Copa (La Otra Copa), de Damián Cukierkorn (90), Argentina
  • A Promessa (Wu Ji), de Chen Kaige (103), China
  • A Scanner Darkly, de Richard Linklater (100), EUA
  • A Sensação de Ver (The Sensation of Sight), de Aaron J. Wiederspahn (134), EUA
  • A Soap (En Soap), de Pernille Fischer Christensen (104), Dinamarca
  • A Última Bomba Atômica (The Last Atomic Bomb), de Robert Richter (92), EUA
  • A Última Noite (A Prairie Home Companion), de Robert Altman (103), EUA
  • A Verdade do Gato, de Jeremy Hamers (52), Bélgica
  • A Vida Real está em Outro Lugar (La vraie vie est ailleurs), de Frédéric Choffat (84), Suíça
  • A Vida Secreta das Palavras (La Vida Secreta de Las Palabras), de Isabel Coixet (115), Espanha
  • Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato (72), Brasil
  • Admiração Mútua (Mutual Appreciation), de Andrew Bujalski (109), EUA
  • Adolfo Celi, um Homem para duas Culturas (Adolfo Celi, un Uomo per due Culture), de Leonardo Celi (86), Itália
  • After the Wedding (Efter Brylluppet), de Susanne Bier (122), Dinamarca
  • Amando Maradona, de Javier Vazquez (75), Argentina
  • Amanhã Cedo (Sutra Ujutru), de Oleg Novkovic (85), Sérvia
  • Amanhecer (Dame Sobh), de Hamid Rahmanian (83), Irã, EUA
  • American Combatant, de Charles Libin (93), EUA
  • Amigas com Dinheiro (Friends With Money), de Nicole Holofcener (88), EUA
  • Amigo de Família (Lamico Di Famiglia), de Paolo Sorrentino (110), Itália, França
  • Amor de Verão (Summer Love), de Piotr Uklanski (93), Polônia
  • Amor Moderno (Modern Love), de Alex Frayne (95), Austrália
  • Amu, de Shonali Bose (102), EUA, Índia
  • Anche Libero va Bene, de Kim Rossi Stuart (108), Itália
  • Andando em Má Companhia (Bu fa fen zi), de Han Jie (89), China, França
  • Antes, um dia e Depois, de Caio Cavechini (104), Brasil
  • Antonia, de Tata Amaral (90), Brasil
  • Aos Poucos... (Be Ahestegi...), de Maziar Miri (74), Irã
  • Apocalípsur, de Javier Mejía (101), Colômbia
  • Aquanitis, de Peter Mahlknecht (78), Itália
  • Arame Farpado (Kantatar), de Bappaditya Bandopadhyay (123), Índia
  • Ares Difíceis (Los Aires Difíciles), de Gerardo Herrero (100), Espanha
  • As Leis de Família (Derecho de Família), de Daniel Burman (102), Argentina
  • As Tentações do Irmão Sebastião, de José Araújo (147), Brasil
  • As Vovós Ativistas Contra a Ocupação (The Raging Grannies Anti Occupation Club), de Iwajla Klinke (98), Alemanha
  • Atirando Pedra (A stones Throw), de Camelia Frieberg (98), Canadá
  • Atos dos Homens, de Kiko Goifman (78), Brasil
  • Azuloscurocasinegro, de Daniel Sánchez Arévalo (105), Espanha
  • Babel, de Alejandro González Iñárritu (142), EUA
  • Bandidos de Milão (Banditi a Milano), de Carlo Lizzani (98), Itália
  • Banditi A Oorgosolo, de Vittorio De Seta (98), Itália
  • Belle Toujours - Sempre Bela (Belle Toujours), de Manoel de Oliveira (70), Portugal, França
  • Big River, de Atsushi Funahashi (105), Japão, EUA
  • Bonecas de papel (Bubot Nyiar), de Tomer Heymann (84), Israel, Suíça
  • Brilhante, de Conceição Senna (75), Brasil
  • Bunker Paradise, de Stefan Liberski (103), Bélgica, França
  • Bye Bye Berlusconi!, de Jan Henrik Stahlberg (90), Alemanha
  • C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor (C.R.A.Z.Y.), de Jean-Marc Vallée (125), Canadá
  • Cabiria, de Giovanni Pastrone (195), Itália
  • Caiçara, de Adolfo Celi (95), Brasil
  • Caminho para Guantánamo (The Road to Gantanamo), de Michael Winterbottom, Mat Whitecross (95), Inglaterra
  • Candy, de Neil Armfield (108), Austrália
  • Capitães de Abril, de Maria de Medeiros (124), França, Portugal
  • Carlos Oswald - O Poeta da Luz, de Regis Achcar de Faria (98), Brasil
  • Cartas do Saara (Lettere dal Sahara), de Vittorio De Seta (132), Itália
  • Cartola, de Lírio Ferreira, Hilton Lacerda (84), Brasil
  • Chicha tu madre, de Gianfranco Quattrini (95), Peru, Argentina
  • Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes (99), Brasil
  • Garrincha, Alegria do Povo, de Joaquim Pedro de Andrade (58), Brasil
  • Clerks II, de Kevin Smith (98), EUA
  • Climates (Iklimler), de Nuri Bilge Ceylan (101), Turquia, França
  • Coisas que o Sol Esconde (Hadvarim Shemehahorei Hashemesh), de Yuval Shafferman (110), Israel
  • Como As Garotas Garcia Passaram o Verão (How The Garcia Girls Spent Their Summer), de Georgina Garcia Riedel (128), Canadá, EUA
  • Como eu Festejei o Fim do Mundo (Cum Mi-Am Petrecut Sfrsitul Lumii), de Catalin Mitulescu (106), Romênia, França
  • Confia em Mim (Trust Me), de Andrew Kazamia (97), EUA, Inglaterra
  • Conversas no Porto.Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luis.Dezembro 2005, de Daniele Segre (80), Itália
  • Coração de ouro (Heart of Gold), de Erik Knudsen (40), Inglaterra
  • Corações Desertos, de Cristiano Burlam (70), Brasil
  • Cuba-Libre, de Raimundo García (85), Espanha
  • Cuba: Uma Vida De Paixão (Cuba: A Lifetime of Passion), de Glenn Gebhard (76), EUA
  • Cumbal, Caminhos de Gelo e Enxofre (Cumbal, Camiños de Hielo y Azufre), de Handrey Correa (54), Colômbia
  • Hartos evos aqui Hay, de Hector Ulloque Franco, Manuel Ruiz Montealegre (51), França, Colômbia
  • Dancefloor Caballeros, de Dirk Böll (99), Brasil, Alemanha
  • David & Layla, de Jay Jonroy (109), EUA
  • De Punhos Cerrados (I Pugni In Tasca), de Marco Bellocchio (107), Itália
  • Decadência (Slumming), de Michael Glawogger (100), Áustria, Suíça
  • Deus e o Diabo em cima da Muralha, de Tocha Alves, Daniel Lieff (54), Brasil
  • Dez Canoas (Ten Canoes), de Rolf de Heer (92), Austrália
  • Dia Noite, Dia Noite (Day Night, Day Night), de Julia Loktev (94), EUA
  • Diário - 1 E 2 (Yoman), de David Perlov (110), Israel
  • Diário - 3 E 4 (Yoman), de David Perlov (110), Israel
  • Diário - 5 E 6 (Yoman), de David Perlov (110), Israel
  • Dias de Glória (Indigènes), de Rachid Bouchareb (120), França, Marrocos, Argélia, Bélgica
  • Dias Gelados (Yamim Kfuim), de Danny Lerner (90), Israel
  • Doente De Amor (Legaturi Bolnavicioase), de Tudor Giurgiu (86), Romênia, França
  • Dong, de Jia Zhang-Ke (66), China, Hong Kong
  • Edmond, de Stuart Gordon (76), EUA
  • Efectos Secundários, de Issa López (111), México
  • El Cielo Dividido, de Julián Hernández (140), México
  • El Cobrador, de Paul Leduc (97), México, Espanha, Inglaterra, Argentina
  • El Laberinto Del Fauno, de Guillermo del Toro (114), Espanha
  • El Mágico, de Camilo Martín (95), Colômbia
  • Electroma, de Thomas Bangalter, Guy-Manuel De Homem-Christo (74), Inglaterra
  • Emmas Bliss (Emmas Glück), de Sven Taddicken (99), Alemanha
  • Esboços para Frank Gehry (Sketches Of Frank Gehry), de Sydney Pollack (83), EUA
  • Este Crime Chamado Justiça (Im Nome Del Popolo Italiano), de Dino Risi (103), Itália
  • Eu não conhecia Tururu, de Florinda Bolkan (107), Brasil
  • Eu não quero Dormir Sozinho (Hei Yan Quan), de Tsai Ming-Liang (118), Taiwan
  • Eu sou aquele que Traz Flores para o Túmulo dela (Ana Alati Tahmol Azouhour Ila Qabriha), de Hala Alabdalla, Ammar Al Beik (110), Síria, França
  • Expedito, Em Busca de Outros Nortes, de Aida Maria Bastos Nepomuceno Marques, Beto Novaes (75), Brasil
  • Fabricando Tom Zé, de Decio Matos Jr. (89), Brasil
  • Feio, Sujos e Malvados (Brutti Sporchi e Cattivi), de Ettore Scola (115), Itália
  • Fernando Lemos, Atrás da Imagem, de Guilherme Coelho (55), Brasil
  • Fica Comigo (Be With Me), de Eric Khoo (90), Cingapura
  • Flandres, de Bruno Dumont (91), França
  • Floresta dos Deuses (Dievu Miskas), de Algimantas Puipa (110), Lituânia
  • Flutuando (Svobodnoe Plavanie), de Boris Khlebnikov (101), Rússia
  • Fonte da Vida (The Fountain), de Darren Aronofsky (96), EUA
  • Fora do Jogo (Offside), de Jafar Panahi (88), Irã
  • Fuck, de Steve Anderson (93), EUA
  • Garrincha, Alegria do Povo, de Joaquim Pedro de Andrade (58), Brasil
  • Giordano Bruno, de Giuliano Montaldo (123), Itália, França,
  • Go Etxebeste! (Aupa Etxebeste!), de Asier Altuna, Telmo Esnal (97), Espanha
  • Guerra Conjugal, de Joaquim Pedro de Andrade (88), Brasil
  • Half Moon (Niwemang), de Bahman Ghobadi (107), Irã, Iraque, Áustria, França
  • Half Nelson, de Ryan Fleck (107), EUA
  • Hamaca Paraguaya, de Paz Encina (78). Paraguai, França, Argentina, Holanda
  • Hartos Evos Aqui Hay, de Hector Ulloque Franco, Manuel Ruiz Montealegre (51), França, Colômbia
  • Hedy Lamarr - Segredos de uma Estrela de Hollywood (Hedy Lamarr - Secrets of a Hollywood Star), de Fosco Dubini, Donatello Dubini, Barbara Obermaier (85), Suíça, Alemanha, Canadá
  • Heimat - Fragmentos: As Mulheres (Heimat - Fragmente: Die Frauen), de Edgar Reitz (146), Alemanha
  • Hiena, de Grzegorz Lewandowski (89), Polônia
  • Histórias Tenebrosas (Unheimliche Geschichten), de Richard Oswald (112), Alemanha
  • Holly, de Guy Moshe (113) ,EUA
  • Hollywoodland - Bastidores da Fama (Hollywoodland), de Allen Coulter (126), EUA
  • Homens em Crise (Gvarim Al Hakatze-Yoman Dayagim), de Avner Fainguelernt, Macabit Abramzon (90). Israel
  • Honor de Cavalleria, de Albert Serra (103), Espanha
  • Ilha de Ferro (Jazireh Ahani), de Mohammad Rasoulof (90), Irã
  • Incuráveis, de Gustavo Acioli (81), Brasil
  • Infância Roubada (Tsotsi), de Gavin Hood (94), África do Sul
  • Interdom, de Nasir Al-Jezairi (52), Alemanha
  • Investigação sobre um Cidadão acima de qualquer Suspeita (Indagine Su Un Cittadino Al Di Sopra Di Ogni Sospetto), de Elio Petri (112), Itália
  • Its Winter (Zemestan), de Rafi Pitts (85), Irã
  • Jana Sanskriti, Um Teatro Em Campanha (Jana Sanskriti, Un Thétre En Campagne), de Jeanne Dosse (52), França
  • Juventude em Marcha, de Pedro Costa (155), Portugal
  • Khadak, de Peter Brosens, Jessica Woodworth (104), Alemanha, Bélgica
  • Komma, de Martine Doyen (97), Bélgica, França
  • La Guerra Filmada - Capítulo 1: La República em Guerra, de Trinidad Aguirre (53), Espanha
  • La Guerra Filmada - Capítulo 2: La España Sublevada, de Trinidad Aguirre (53), Espanha
  • La Guerra Filmada - Capítulo 3: Rebelión Militar y Revolución Social, de Trinidad Aguirre (45), Espanha
  • La Guerra Filmada - Capítulo 4: La Defensade Madrid, de Trinidad Aguirre (53), Espanha
  • La Guerra Filmada - Capítulo 5: Campos de Batalla y Políticas de Retaguardia, de Trinidad Aguirre (52), Espanha
  • La Guerra Filmada - Capítulo 6: Una Guerra Internacional, de Trinidad Aguirre (53), Espanha
  • La Guerra Filmada - Capítulo 7: Resistir, Vencer: Hacia el Final de la Guerra, de Trinidad Aguirre (51), Espanha
  • La Guerra Filmada - Capítulo 8: La Victoria, de Trinidad Aguirre (46), Espanha
  • Las Vueltas dl Citrillo, de Felipe Cazals (97), México
  • Le Mani Sulla Città, de Francesco Rosi (100), Itália, França
  • Leonard Cohen Im your Man, de Lian Lunson (98), EUA
  • Lettera Aperta a un Giornale Della Sera, de Francesco Maselli (122), Itália
  • Lifting de Corazón, de Eliseo Subiela (90), Espanha, Argentina
  • Little Red Flowers (Kan Shang Qu Hen Mei), de Zhang Yuan (92), China, Itália
  • Lúcido (Lucid), de Sean Garrity (92), Canadá
  • Luzes na Escuridão (Laitakaupungin Valot), de Aki Kaurismäki (80), Finlândia
  • Machuca, de Andrés Wood (120), Chile
  • Maquilapolis [Cidade Das Fábricas] (Maquilapolis [City of Factories]), de Vicky Funari, Sergio De La Torre (70), EUA
  • Marta, de Marta Novakova (77), República Tcheca
  • Mary, de Abel Ferrara (83), Itália, EUA
  • Melissa P. - Cem Escovadas Antes de Dormir (Melissa P.), de Luca Guadagnino (105), Itália, Espanha
  • Mestres Americanos John Ford/John Wayne:O Cineasta e a Lenda (American Masters John Ford/John Wayne: The Filmmaker and the Legend), de Sam Pollard (90), EUA
  • Meus 15 Anos (Quinceañera), de Richard Glatzer, Wash Westmoreland (90), EUA
  • Mezcal, de Ignacio Ortiz (90), México
  • Minha Vida Sem Minhas Mães (Äideistä Parhain), de Klaus Härö (111), Finlândia
  • Mudança de Endereço (Changement Dadresse), de Emmanuel Mouret (85), França
  • Mulheres em países Islâmicos - Argélia (Women in Slamic Countries - Argélia), de Enes Hakan Tokyay (60), Turquia
  • Mulheres em países Islâmicos - Irã (Women in Slamic Countries - Iran), de Enes Hakan Tokyay (60), Turquia
  • Mulheres em países Islâmicos - Jordânia (Women in Slamic Countries - Jordan), de Enes Hakan Tokyay (60), Turquia
  • Mulheres em países Islâmicos - Palestina (Women in Slamic Countries - Palestine), de Enes Hakan Tokyay (60), Turquia
  • Mulheres em países Islâmicos - Paquistão (Women in Slamic Countries - Pakistan), de Enes Hakan Tokyay (60), Turquia
  • Mundo Novo (Nuovomondo), de Emanuele Crialese (112), Itália, França
  • Navegaramazônia, de Jorge Bodanzky, Evaldo Mocarzel (50), Brasil
  • Noel - Poeta Da Vila, de Ricardo van Steen (99), Brasil
  • Nós que nos Amávamos Tanto (Ceravamo Tanto Amati), de Ettore Scola (125), Itália
  • Nossa, Eu Filmei Isso! (Awesome, I fuckin Shot That!), de Nathaniel Hornblower (90), EUA
  • Nosso Amor do Passado (Conversation with other Women), de Hans Canosa (84), EUA, Inglaterra
  • Notícias do Lar / Notícias de Casa (News From Home / News From House), de Amos Gitai (97), Israel, França, Bélgica
  • Nue Propriété, de Joachim Lafosse (105), Bélgica, França, Luxemburgo
  • Nunca mais (Nimmermeer), de Toke Constantin Hebbeln (62), Alemanha
  • Nzinga, de Octávio Bezerra (87), Brasil
  • O Aniversário (LAnniversaire), de Diane Kurys (100), França
  • O Ano em que meus Pais saíram de Férias, de Cao Hamburger (105), Brasil
  • O Baile (Ballando Ballando), de Ettore Scola (112), Itália
  • O Brinquedo Proibido (Il Gi Ocattolo), de Giuliano Montaldo (118), Itália
  • O Caso Mattei (Il Caso Mattei), de Francesco Rosi (116), Itália
  • O Céu de Suely, de Karim Aïnouz (88), Brasil
  • O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia (112), Brasil
  • O Crocodilo (Il Caimano), de Nanni Moretti (112), Itália, França
  • O Desejo Liberado (Der Freie Wille), de Matthias Glasner (163), Alemanha
  • O Desenlace (El Desenlace), de Juan Pinzás (107), Espanha
  • O Dono do Mar, de Odorico Mendes (110), Brasil
  • O Edifício Yacoubian (Omaret Yacoubian), de Marwan Hamed (165), Egito
  • O Futuro no Design (Future y Design), de William Gazecki (86), EUA
  • O Grande truque (The Prestige), de Christopher Nolan (130), EUA, Inglaterra
  • O Grito das Formigas (Scream of the Ants), de Mohsen Makhmalbaf (85), Irã, Índia
  • O Guardião (El Custodio), de Rodrigo Moreno (93), Argentina
  • O Homem do pau-Brasil, de Joaquim Pedro de Andrade (102), Brasil
  • O Ilusionista (The Illusionist), de Neil Burger (110), EUA
  • O Livro Multicolorido de Karnak, de Marluco Izidoro (90), Brasil
  • O Livro Secreto (Tajnata Kniga), de Vlado Cvetanovski (92), França, Macedônia
  • O Lixo e a Fúria (The Filth and the Fury), de Julien Temple (105), Inglaterra
  • O Mestre (Mistrz), de Piotr Trzaskalski (117), Polônia
  • O Mundo nos Espera (Czeka Na Nas Swiat), de Robert Krzempek (95), Polônia
  • O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade (90), Brasil
  • O Passageiro - Segredos de Adulto, de Flávio Ramos Tambellini (105), Brasil
  • O Planeta Branco (La Planète Blanche), de Thierry Piantanida, Thierry Ragobert, Jean Lemire (86), Canadá
  • O Prado (Il Prato), de Vittorio Taviani, Paolo Taviani (115), Itália
  • O Projeto Hip Hop (The Hip Hop Project), de Matt Ruskin, Scott Rosenberg (88), EUA
  • O Sarcófago Macabro, de Ivan Cardoso (52), Brasil
  • O Sol (Solnze), de Aleksandr Sokúrov (110), Rússia
  • O Sussurro dos Deuses (Germanium No Yoru), de Tatsushi Ômori (107), Japão
  • O Tigre e a Neve (Le Tigre et la neige), de Roberto Benigni (121), Itália
  • O Último a saber (Jeder Schweigt Von Etwas Anderem), de Marc Bauder, Dörte Franke (72), Alemanha
  • O Último Bandoneón (El Último Bandoneón), de Alejandro Saderman (83), Argentina
  • O Violino (El Violin), de Francisco Vargas Quevedo (98), México
  • Offscreeen, de Christoffer Boe (93), Dinamarca
  • Olhe para os Dois Lados (Look both Ways), de Sarah Watt (100), Austrália
  • Os 12 Trabalhos, de Ricardo Elias (90), Brasil
  • Os Cem Passos (I Cento Passi), de Marco Tullio Giordana (114), Itália
  • Os Estados Unidos Contra John Lennon (The U.S. Vs. John Lennon), de David Leaf, John Scheinfeld (99), EUA
  • Os Inconfidentes, de Joaquim Pedro de Andrade (76), Brasil
  • Os Indesejados (Die Unerwünschten), de Sarah Moll (60), Alemanha
  • Os Infiltrados (The Departed), de Martin Scorsese (150), EUA
  • Os Nossos 30 Anos - Gerações em Confronto (I Nostri 30 Anni - Generazioni a Confronto), de Giovanna Taviani (73), Itália
  • Os Subversivos (I Sovversivi), de Paolo Taviani, Vittorio Taviani (96), Itália
  • Oscar Niemeyer, A Vida é um Sopro, de Fabiano Maciel (90), Brasil
  • Ouro Negro (Black Gold), de Marc Francis, Nick Francis (78), Inglaterra
  • Ouvindo Imagens (Image à Paroles), de Michel Favre (90), Brasil, Suíça
  • Pai Patrão (Padre Padrone), de Vittorio Taviani, Paolo Taviani (117), Itália
  • Paid, de Laurence Lamers (90), Holanda
  • Pão e Tulipas (Pane e Tulipani), de Silvio Soldini (115), Itália, Suíça
  • Paris, te Amo (Paris, Je Taime), de vários (120), França
  • Parque (Park), de Kurt Voelker (86), EUA
  • Pixote In Memoriam (Pixote In Memoriam), de Felipe Briso, Gilberto Topczewski, Edu Abad (78), Brasil
  • Play, de Alicia Scherson (105), Chile, França
  • Poder além da Vida (Peaceful Warrior), de Victor Salva (120), EUA, Alemanha
  • Política Zero (Politica Zero), de Massimo Coppola, Giovanni Giommi, Alberto Piccinini (125), Itália
  • Portas do Paraíso (Heavens Doors), de Imad Noury, Swel Noury (160), Marrocos
  • Pretérito Perfeito, de Gustavo Pizzi (71), Brasil
  • Prima Della Rivoluzione (Prima Della Rivoluzione), de Bernardo Bertolucci (110), Itália
  • Princesas, de Fernando León De Aranoa (113), Espanha
  • Proibido Proibir, de Jorge Durán (103), Brasil, Chile
  • Punks são Legais (The Punks are Alright), de Douglas Crawford (87), Canadá
  • Pura Sangre, de Leo Ricciardi (90), Espanha, Argentina
  • Quatro Janelas (Vier Fenster), de Christian Moris Müller (80), Alemanha
  • Que Tan Lejos, de Tania Hermida (92), Equador
  • Quem Matou A Pequena Lhama Branca? (¿Quien Mató A La Llamita Blanca?), de Rodrigo Bellott (112), Bolívia
  • Red Road, de Andrea Arnold (113), Inglaterra
  • Remissão, de Silvio Coutinho (91), Brasil
  • Réquiem para Billy The Kid (Requiem Pour Billy The Kid), de Anne Feinsilber (86), França
  • Rosso Come Il Cielo, de Cristiano Bortone (95), Itália
  • Sacco e Vanzetti, de Giuliano Montaldo (120), Itália, França
  • Saira, de Dr. Biju (92), Índia
  • Serras da Desordem, de Andrea Tonacci (135), Brasil
  • Shakespeare Mudo (91)
  • Shortbus, de John Cameron Mitchell (102), EUA
  • Síndromes e um Século (Sang Sattawat), de Apichatpong Weerasethakul (105), Tailândia, França, Áustria
  • Só Deus Sabe (Sólo Dios Sabe), de Carlos Bolado (113), Brasil, México
  • Só Resta Esquecer (L`Istruttoria È Chiusa: Dimentichi), de Damiano Damiani (106), Itália
  • Sob o Signo do Escorpião (Sotto Il Segno Dello Scorpione), de Vittorio Taviani, Paolo Taviani (100), Itália
  • Sob o Sol (Unter der Sonne), de Baran Bo Odar (60), Alemanha
  • Solos, de José Glusman (88), Argentina
  • Sombras do Passado (Schatten Der Zeit), de Florian Gallenberger (122), Alemanha, Índia
  • Sonhos com Shanghai (Qinghong), de Wang Xiaoshuai (123), China
  • Sonhos de Peixe, de Kirill Mikhanovsky (115), Brasil, Rússia, EUA
  • Still Life (Sanxia Haoren), de Jia Zhang-Ke (107), China, Hong Kong
  • Sua Grande Alma Branca (His Big White Self), de Nick Broomfield (93), Inglaterra
  • Summer Palace (Yi He Yuan), de Lou Ye (140), China, França
  • Taxidermia, de György Pálfi (91), Hungria
  • Teerã não tem mais Romãs (Tehran Anar Nadarad), de Massoud Bakhshi (70), Irã
  • The Bridge, de Eric Steel (93), EUA
  • The Dragon House, de Jon Garaño (82), Espanha, Butão
  • The Horrible Flowers, de Eric Tretbar (83), EUA
  • The Night Listener, de Patrick Stettner (90), EUA
  • The Wind that Shakes the Barley, de Ken Loach (127), Inglaterra, Irlanda, Itália, Alemanha, Espanha
  • Tico-Tico no Fubá, de Adolfo Celi (115), Brasil
  • Tierney Gearon:O Projeto-Mãe (Tierney Gearon: The Mother Project), de Jack Youngelson, Peter Sutherland (70), EUA
  • Time (Shi Gan), de Kim Ki-Duk (96), Coréia Do Sul
  • Tocar e Lutar (Tocar y Luchar), de Alberto Arvelo (70), EUA, Venezuela
  • Tow In Surfing, de Jorge Guimarães, Rosaldo Cavalcanti (71), Brasil
  • Transe, de Teresa Villaverde (126), Portugal, França, Itália, Rússia
  • Trem da Vida (Train De Vie), de Radu Mihaileanu (103), França, Bélgica, Holanda
  • Três Mães (Shalosh Imahot), de Dina Zvi-Riklis (106), Israel
  • Trevico-Torino, Viaggio Nel Fiat-Nam, de Ettore Scola (101), Itália
  • Tudo Bem, de Arnaldo Jabor (110), Brasil
  • Um Bom Ano (A Good Year), de Ridley Scott (118), EUA
  • Um Certo Olhar (Snow Cake), de Marc Evans (112), Inglaterra, Canadá
  • Um Dia de Verão (Un Jour D Été), de Franck Guérin (90), França
  • Um Dia Muito Especial (Una Giornata Particolare), de Ettore Scola (110), Itália
  • Um Filme Falado (Um Filme Falado), de Manoel De Oliveira (96), Portugal, França, Itália
  • Um Longo Caminho (Qian Li Zou Dan Qi), de Zhang Yimou (107), China, Japão
  • Um Mundo Maravilhoso (Un Mundo Maravilloso), de Luis Estrada (118), México
  • Um Pouco Menor do que o Indiana (Um Pouco Mais Pequeno do que o Indiana), de Daniel Blaufuks (78), Portugal
  • Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth), de Davis Guggenheim (100), EUA
  • Un Borghese Piccolo Piccolo, de Mario Monicelli (118), Itália
  • Una Película de Huevos, de Gabriel Riva Palacio Alatriste, Rodolfo Riva Palacio Alatriste (90), México
  • Venha Dormir lá em Casa esta Noite (La Stanza del Vescovo), de Dino Risi (110), Itália
  • Verão de 2004 (Sommer´04 An Der Schlei), de Stefan Krohmer (97), Alemanha
  • Violência em Família (Suburban Mayhem), de Paul Goldman (90), Austrália
  • Vitus, de Fredi M. Murer (120), Suíça
  • Viva Livre ou Morra (Live Free or Die), de Gregg Kavet, Andy Robin (92), EUA
  • Você Disse que me Amava (Du Hast Gesagt, Dass Du Mich Li Ebst), de Rudolf Thome (117), Alemanha
  • Voltando ao Passado (We Go Way Back), de Lynn Shelton (80), EUA
  • Volver, de Pedro Almodóvar (120), Espanha
  • Wal-Mart:O Alto Custo do Preço Baixo (Wal-Mart: The High Cost Of Low Price), de Robert Greenwald (98), EUA
  • Zona de Conflito (Encounter Point), de Ronit Avni, Julia Bacha (80), EUA
  • ¿Que Pasa Despues De La Coca?, de Roberto Lanza (84), Bolívia

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.