[ATUALIZAÇÃO] O CADE aprovou hoje (27) a fusão da Disney e a Fox. Contudo, ficou decidido que o canal Fox Sports deverá ser vendido. Segundo o UOL, quem comprar levará os equipamentos e os contratos com 11 ligas esportivas que o canal detém.
Para evitar o monopólio, a Disney não poderá participar da rodada de contratações das ligas da Fox Sports e, também, não poderá contratar os funcionários do antigo canal [FIM DA ATUALIZAÇÃO].
Parece que o CADE (Conselho Admnistrativo de Defesa Econômica) aprovará a compra da 21ist Century Fox pela Disney logo na metade de março. Fontes do Deadline afirma que as negociações estão prestes a serem concluídas no Brasil e no México.
Anteriormente, o país havia segurado a transação por conta de uma preocupação do CADE envolvendo os canais esportivos, já que a Disney passaria a possuir tanto a ESPN quanto a Fox Sports, deixando apenas o SporTV (do grupo Globosat) como concorrente. Para agilizar as negociações, o presidente da Disney Bob Iger veio ao Brasil - mas voltou para os EUA sem uma resposta definitiva.
Agora, parece que o impasse será positivamente resolvido em breve, com fontes do Deadline afirmando que a Disney "aceitou as concessões pedidas pelo CADE", mas sem especificar se a empresa decidiu unir os canais esportivos em uma única emissora ou então vendê-las para outras companhias. Segundo a Bloomberg, a situação deve ser resolvida da mesma forma que no México, onde a Disney optou pela venda dos canais.
Enquanto nenhuma data foi divulgada, o Valor anteriormente afirmou que o prazo para o parecer final está marcado para 17 de março.
No fim de 2017 a The Walt Disney Company anuncio a compra de algumas divisões da 21st Century Fox. No comunicado oficial, as empresas confirmam que o acordo inclui a Twentieth Century Fox Film, Fox Searchlight Pictures, Fox 2000, os estúdios de TV, junto com os negócios internacionais de TV a cabo. A Disney afirma no texto que a compra possibilitará a criação de mais conteúdos, possivelmente para seu serviço de streaming, que tem lançamento previsto para este ano - leia mais.
Fique ligado no Omelete para todos os desdobramentos futuros!