Novo longa natalino da Universal, Noite Infeliz apresentou ao mundo o enfezado e violento Papai Noel de David Harbour (Stranger Things), que, acidentalmente, se vê no meio de um sequestro na mansão de uma família rica. Com a ajuda de uma garotinha (Leah Brady), o Bom Velhinho se esgueira por uma mansão para derrotar, um a um, um exército de mercenários das formas mais inusitadas possíveis. E por trás de todas as armadilhas, cômodos e lutas do longa está um nome brasileiro. Roger Fires, designer de produção conhecido por seus trabalhos em Deadpool 2 e Anônimo, ajudou a dar vida ao casarão da família Lightstone e a massacrar os capangas de Scrooge (John Leguizamo) e contou ao Omelete os desafios de trabalhar na produção comandada por Tommy Wirkola.
Segundo Fires, um dos principais desafios do filme foi o design da mansão, que concentra grande parte da ação do longa. “Comecei a falar [com a Universal e Wirkola] no final de agosto [de 2021] e a gente filmou no final de janeiro, então passei esse tempo todo desenhando o layout perfeito para a mansão”, lembrou o designer. Segundo ele, todo cômodo de Noite Infeliz foi difícil de desenhar porque foi preciso levar em conta não só as coreografias de luta, mas também os movimentos de câmera necessários para rodar cada cena.
Por mais que todas as cenas tenham sido complicadas, uma peça em específico demandou bastante estudo de Fires e sua equipe: o trenó do Papai Noel. “Tinha que ter um peso específico; tinha que ter um visual específico (...), a gente queria que fosse mais realista que todo trenó de Papai Noel.” Além do peso do próprio veículo, a equipe da produção ainda precisou levar em conta o peso de Harbour e da plataforma em que a peça era colocada. “Foram várias contas para fazer aquela peça ser leve e manobrar naquele equipamento.”
Outro desafio da produção foi a construção do cofre da família Lightstone, descrito pelo roteiro de Noite Infeliz como “algo que nunca foi visto”. E, por mais que o script adiantasse algo antes inexistente, Fires foi atrás de inspiração em um brinquedo que teve alguns anos atrás. “Lembro que eu tinha um jogo que você precisava mudar e alinhar todas as peças para conseguir ver o que estava no fim (...), foi uma das minhas inspirações para fazer o cofre ter esses discos que mudavam até chegar na fechadura.”
Familiar, mas único
Embora admita que houve um esforço consciente da produção para fazer algumas armadilhas “o mais próximo do Esqueceram de Mim possível”, Fires lembra que Noite Infeliz tem um grande diferencial na hora de coreografar suas cenas de ação: a ajuda da 87Eleven, empresa de David Leitch e Chad Stahelski que coordenou sequências em Aves de Rapina, Matrix e John Wick. Segundo o designer, os dublês do selo ajudaram a criar uma aura mais realista para o longa e para o Papai Noel de Harbour. “Ele se cansa, ele sente a pancada, ele não é infalível.”
Ter a 87Eleven ao lado na hora de planejar as cenas de ação também permitiu que Fires e sua equipe exercitassem sua criatividade e brincassem mais com a forma como os cenários influenciariam cada embate. “O David Leitch, por ter essa carreira toda como coordenador de dublês e diretor, ele tem uma genialidade para achar essas peças com o time dele (...). Muita coisa ali foi inovadora, tipo a casa de biscoito, quando o Papai Noel [mata um mercenário com ela].”
Além de matar alguns capangas com sobremesas natalinas, Noite Infeliz ainda usa pregos, bolas de boliche, luzinhas de Natal e até uma estrela como armas, resultando em algumas mortes tão chocantes quanto complicadas. Algumas dessas mortes mais criativas surgiram entre conversas de Fires com os coordenadores de dublês e Wirkola e, mesmo que parecessem impossíveis em um primeiro momento, ninguém desanimou na hora de tirar essas ideias do papel. “Tem muita coisa que a gente [pensou] batendo papo, pensando como é que vai ser tal coreografia e de repente [alguém falava] ‘ah, que tal ter isso aqui?’ Aí a gente respondia ‘nossa isso vai ser complicado, mas vamos fazer.”
Dirigido por Tommy Wirkola (Zumbis na Neve) e escrito por Pat Casey e Josh Miller (ambos de Sonic 2), Noite Infeliz acompanha a jornada do Papai Noel para salvar o Natal de um grupo de mercenários.
- [crítica] Noite Infeliz mistura lugares-comuns para criar um presente de Natal único
- [Lista] Porrada e espírito natalino! Veja os filmes de Natal de ação
Além de Harbour, o longa conta com Cam Gigandet, John Leguizamo, Beverly D'Angelo, Brendan Fletcher e Alex Hassell.
Noite Infeliz já está em cartaz nos cinemas brasileiros.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.