O novo universo de monstros da Universal, que tem sido chamado Dark Universe e partirá do novo A Múmia e deve continuar depois com Frankenstein e Lobisomem, ainda deve ter o Fantasma da Ópera e o Corcunda de Notre Dame, além da volta de outro clássico B do estúdio, O Monstro da Lagoa Negra.
É o que diz o diretor de A Múmia, Alex Kurtzman, em entrevista ao Fandom. Segundo ele, esses personagens podem aparecer em outros longas e depois ganhar seus próprio filmes dentro do universo. "Há personagens nesses filmes que podem crescer e se expandir. Acredito que cavar essas mitologias dos monstros pelo mundo é um jogo aberto para nós, assim como a chance de conectar monstros conhecidos com outros que podem surpreender", diz.
O universo começará com A Múmia e será seguido por A Noiva de Frankenstein, que contará com Bill Condon na direção e tem estreia marcada para o dia 14 de fevereiro de 2019. O longa contará com Javier Bardem como o monstro de Frankenstein e a Universal sonda Angelina Jolie para viver a noiva do título. Ainda na entrevista, Kurtzman sonha alto e diz que gostaria de ver Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Charlize Theron e Jolie nos elencos dos futuros filmes.
Além disso, Johnny Depp estrelará como o Homem Invisível e Russell Crowe será o Dr. Jekyll. A expectativa é que o personagem de Crowe sirva como conexão entre os longas, com uma misteriosa organização chamada Prodigium encarregada de encontrar os principais monstros do mundo. Ele fará uma participação em A Múmia.
A Múmia estreia nesta semana no Brasil.