Filmes

Notícia

Aquarius | Filme de Kleber Mendonça Filho recebe censura polêmica de 18 anos no Brasil

Filme concorreu à Palma de Ouro em Cannes

23.08.2016, às 13H47.

Aquarius, filme de Kléber Mendonça Filho exibido no Festival de Cannes, recebeu a classificação indicativa de 18 anos no Brasil. De acordo com o jornal O Globo, a Vitrine Filmes entrou com um recurso que foi negado pelo Ministério da Justiça, alegando que o filme teria "uma situação sexual complexa".

None

Em seu perfil no Facebook, o diretor divulgou um texto que cita os protestos da equipe contra o impeachment de Dilma Rousseff em Cannes e escreveu: "AQUARIUS censura 18 anos. Alguém no Governo fortalecendo o marketing desse filme. Incrível".

A página oficial do longa também se manifestou sobre a decisão: "Surpresos com a Censura '18 anos' dada a AQUARIUS pelo Ministério da Justiça. É incrível ver que AQUARIUS está se tornando o filme mais controvertido do ano, aparentemente por celebrar a vida de maneira generosa, ter um ponto de vista social e político e ainda trazer como personagem principal essa coisa assutadora para muita gente que é uma mulher forte, que não leva desaforo para casa. Com essa censura '18 anos', AQUARIUS torna-se, estranhamente, ainda mais forte".

Na trama, Sônia Braga faz o papel de Clara, uma jornalista viúva e aposentada que mora em Aquarius, um edifício histórico que é cobiçado por uma construtora. O filme já ganhou distribuição em mais de 30 países - leia aqui - e chega aos cinemas brasileiros em 1º de setembro.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.