Filmes

Notícia

Depois de acusações de assédio, Harvey Weinstein é demitido da Weinstein Company

Companhia encerra relações com o produtor de sucessos do Oscar

08.10.2017, às 20H52.
Atualizada em 08.10.2017, ÀS 22H02

O conselho da The Weinstein Company decidiu não apenas afastar mas encerrar as relações do estúdio hollywoodiano com Harvey Weinstein, um dos seus fundadores. O produtor é acusado de manter nas últimas décadas uma reincidência de abusos sexuais que envolvem de atrizes a assistentes e outras funcionárias. Oito mulheres teriam assumido serem vítimas de Weinstein, entre elas a atriz Ashley Judd.

O anúncio do afastamento foi feito neste domingo, três dias depois da reportagem do The New York Times que torna públicas as acusações. "Os diretores da The Weinstein Company (...) determinam e informaram a Harvey Weinstein que seu vínculo de trabalho com a The Weinstein Company foi encerrado, de forma imediata", diz o comunicado. Segundo o NYT, dos nove membros do conselho, todos homens, três pediram demissão desde a notícia do dia 5: Dirk Ziff, Tim Sarnoff e Marc Lasry. Harvey defendia que deveria se afastar da companhia, mas não se desligar totalmente. A votação que determinou o desligamento e o comunicado foram decididos e assinados pelos membros que permaneceram no conselho: Bob Weinstein, Lance Maerov, Richard Koenigsberg e Tarak Ben Ammar.

Harvey fundou a The Weinstein Company com seu irmão Bob depois que eles não conseguiram recuperar a famosa produtora anterior dos dois, a Miramax, de posse da Disney. Com a Miramax, os irmãos se tornaram famosos pelo sucesso em emplacar produções no Oscar, desde Meu Pé Esquerdo e O Piano no começo dos anos 1990. O auge foi após Pulp Fiction (os Weinstein ajudaram a impulsionar a carreira de nomes como Kevin Smith e Quentin Tarantino), quando a Miramax foi ao Oscar como se fosse ao supermercado com O Paciente Inglês, Gênio Indomável e Shakespeare Apaixonado na segunda metade da década.

Enquanto Bob sempre esteve nos bastidores, conhecido por sua obsessão com orçamentos e contas, Harvey era a face pública da Miramax e depois da Weinstein Co. Na cultura pop americana, os abusos já viraram piada interna em obras como 30 Rock, numa cena em que Jenna Maroney diz que não teme ninguém na indústria e "inclusive já conseguiu afastar os assédios de Harvey Weinstein em três de cinco ocasiões".

Em comunicado, o produtor pediu desculpas: “Entendo que a forma como me comportei com colegas no passado causou muita dor e sinceramente me desculpo por isso. Enquanto tento ser melhor, sei que tenho um longo caminho a percorrer. Esse é meu compromisso. Minha jornada agora será aprender sobre mim mesmo e vencer meus demônios”.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.