Filmes

Notícia

Dunkirk | Christopher Nolan diz seu filme de guerra será essencialmente visual

História real da Segunda Guerra "é uma das situações de maior suspense de que já ouvi", comenta o diretor

30.03.2017, às 20H55.

Dunkirk, novo trabalho de Christopher Nolan, foi um dos lançamentos divulgados nesta semana na CinemaCon em Las Vegas, e o diretor conversou com o Fandango sobre seu filme de guerra. Segundo ele, a história real é "uma das maiores histórias da humanidade e e uma das situações de maior suspense de que já ouvi", diz Nolan, que promete um filme essencialmente visual.

O longa é baseado na história da Operação Dínamo, que conseguiu resgatar mais de 330 mil homens da cidade do Norte da França que dá nome ao filme, durante a Segunda Guerra Mundial. A operação envolvia a retirada da Força Expedicionária Britânica e de outras tropas aliadas do porto de Dunquerque, cercado pelas forças nazistas, que naquele começo de guerra já invadia os Países Baixos e o Norte da França.

"Você tem todo o exército britânico preso na praia de Dunquerque. Eles estão de costas para o mar, com sua casa a apenas 40km de distância, e é impossível chegar lá. O inimigo se aproxima, e existe essa escolha entre a aniquilação e a rendição. Acredito que é a situação do suspense mais extraordinário, e diz muito sobre as coisas que me interessam no cinema", diz Nolan.

Segundo o diretor, a base do filme não será textual. "É o tipo de filme em que o aspecto visual é dominante desde o começo. Há diálogos no filme, mas nós tentamos nos aproximar da narrativa de um ponto de vista visual, da ação e do suspense. Tentar criar suspense visualmente", diz. "A natureza visual da arte de contar histórias é algo que me empolga, é algo que eu valorizo em filmes e na história do cinema."

O lançamento de Dunkirk está previsto para 21 de julho.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.