Filmes

Notícia

Dunkirk | “Não é um filme de guerra, é uma história de sobrevivência”, diz Christopher Nolan

Diretor explicou a classificação indicativa do filme

04.04.2017, às 16H47.
Atualizada em 04.04.2017, ÀS 17H04

Em entrevista para a Associated Press (via /Film), Christopher Nolan explicou a classificação indicativa de 13 anos de Dunkirk:

"Todos os meus blockbusters tiveram a censura de 13 anos. É uma classificação que eu estou totalmente confortável. Dunkirk não é um filme de guerra, é uma história de sobrevivência e principalmente um filme de suspense. Então, apesar de ter uma grande intensidade, não há uma preocupação grande com os aspectos sangrentos do combate, que já foram muito bem abordados em vários filmes. Nós realmente estamos tentando uma abordagem diferente e atingir a intensidade de um modo diferente. Eu realmente quero que pssoas de todos os tipos consigam ter alguma coisa dessa experiência".

Além disso, ele afirmou que a trama em si é maior do que a história de um personagem específico: "Sinto que Dunkirk é um evento tão universal, que envolve tantas pessoas, que colocar isso no detalhe específico da vida de um personagem não era a forma certa de fazer. O que decidimos fazer é tentar viver o momento de cada experiência... o momento imediato e humano de tentar sobreviver. É o filme mais humano que já fiz por conta desse desejo de sobrevivência. Queríamos abordar isso e fazer o que chamo de narrativa no tempo presente, em que você está naquele momento com o personagem. Você não passa muito tempo discutindo quem eles foram e quem serão depois daquilo".

O longa é baseado na história da Operação Dínamo, que conseguiu resgatar mais de 330 mil homens da cidade que dá nome ao filme, durante a Segunda Guerra Mundial. A operação envolvia a retirada da Força Expedicionária Britânica e de outras tropas aliadas do porto de Dunquerque, cercado pelas forças nazistas, que naquele começo de guerra já invadia os Países Baixos e o Norte da França.

Enquanto a liderança do exército inglês calculava que apenas 25% da FEB conseguiria sair do cerco, a operação conseguiu tirar a salvo de Dunquerque mais de 330 mil homens das forças da França, do Reino Unido, da Bélgica e da Holanda. A Operação Dínamo e a Batalha de Dunquerque ocorrida entre maio e junho de 1940.

O lançamento de Dunkirk está previsto para julho de 2017.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.