Exposição Casa dos Bruxos amarra corujas vivas e causa polêmica entre os fãs de Harry Potter
Local abriga também uma loja de produtos da franquia
Inspirada no universo Harry Potter, a Exposição Casa dos Bruxos, localizada no Shopping Eldorado (SP), causou polêmica ao exibir corujas vivas para os fãs tirarem fotos. Os animais foram presos pelas patas em poleiros.
A denúncia foi feita na tarde de quarta, 28/2, nas redes sociais pela apresentadora e ativista dos direitos animais Luisa Mell e imediatamente seus seguidores cobraram explicações dos responsáveis. O IBAMA foi ao local fiscalizar a ação, juntamente com Luisa - que registrou a ação em seu Instagram.
Em resposta, o Shopping Eldorado divulgou uma nota à imprensa afirmando que está apurando as denúncias e que toda a operação e montagem da atração são de responsabilidade de uma empresa terceirizada - que alugou o espaço do shopping.
A assessoria da Exposição Casa dos Bruxos afirmou ao jornal Folha de São Paulo que os animais são de criadores autorizados pelo IBAMA e tinham permissão para participar de eventos semelhantes. Apesar disso, as corujas foram retiradas do evento, segundo o jornal.
A área temática e uma loja acompanham o concerto sinfônico de Harry Potter e a Pedra Filosofal, realizado pelas empresas 4i e Alux Cultural. O evento exibirá o primeiro filme da franquia com a reprodução ao vivo da trilha sonora de 9 a 11 de março em uma tenda no estacionamento do shopping.