Filmes

Notícia

Festival de Berlim | Las Herederas, filme paraguaio feito em coprodução com o Brasil, conquista o Prêmio da Crítica

Drama dirigido por Marcelo Martinessi aborda volta por cima de uma sexagenária lésbica

23.02.2018, às 15H49.
Atualizada em 24.02.2018, ÀS 16H00

Raro retrato da homossexualidade feminina na terceira idade, vista em paralelo com as crises econômicas latino-americanas, o drama sul-americano Las Herederas, do estreante paraguaio Marcelo Martinessi, conquistou nesta sexta-feira (23), no 68º Festival de Berlim, o Prêmio da Crítica, da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci).

De tintas LGBT em sua trama, o longa-metragem foi rodado em Asunción, uma coprodução com o Uruguai e o Brasil, com o apoio da cineasta carioca Julia Murat (premiada no evento alemão de 2017 por Pendular).

"Prêmios como este são um estímulo para que o cinema da América do Sul seja visto mundialmente com o destaque que merece", disse Martinessi. "Você passa uma vida de cinéfilo tendo jornais e revistas especializadas como seus principais companheiros de paixão pelos filmes, graças ao trabalho da crítica".

Conciso (95 minutos enxutinhos) e requintado nos enquadramentos, Las Herederas acompanha uma mudança na vida de Chela (Ana Brun) depois que sua companheira de toda uma vida, Chiquita (Margarita Irún), vai presa sob a acusação de ter cometido uma fraude bancária. "Em 2006, a partir de seu trabalho na Fipresci, José Carlos Avellar, um dos mais importantes críticos do Brasil, ajudou o filme Hamaca Paraguaya a ser premiado em Cannes. Este noite, ao premiar o belo filme de Martinessi, estamos honrando a memória de Avellar também e seguindo seus ensinamentos", disse Abbade na Berlinale. "Tomara que nosso prêmio possa contribuir para que o Paraguai encontre mais lugar nos cinemas".

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.