Filmes

Notícia

Festival de Cannes | Irmãos Dardenne são vaiados com o drama social A Garota Desconhecida

Queridinhos do evento, dupla de cineastas belgas teve longa rejeitado

18.05.2016, às 10H41.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Integrantes de um time seletíssimo de diretores a ter duas Palmas de Ouro no currículo, recebidas pelos cultuados Rosetta (1999) e A Criança (2005), os irmãos Luc e Jean-Pierre Dardenne, da Bélgica, costumavam ser recebidos como popstars da autoralidade no Festival de Cannes, mas, na 69. edição do evento, na qual concorrem com A Garota Desconhecida (La fille inconnue), a acolhida foi gelada. Aplaudido com discrição pela velha guarda de críticos da Europa, mas vaiados pelos mais jovens, o novo longa-metragem da dupla foi encarado como uma decepção. Na trama, uma médica em início de carreira, Jenny (Adèle Haenel), recusa-se a abrir a porta do consultório, no fim do expediente, para atender uma imigrante africana. Quando a moça é encontrada morta, a doutora embarca numa investigação para descobrir quem era ela, de modo a expurgar sua culpa.

None

"Existe uma palavra que anda desaparecida na prática do dia a dia, a palavra 'responsabilidade', cuja importância precisa ser resgatada", filosofou Luc Dardenne em resposta ao Omelete. "Esta é uma história de alguém que se sente responsável por alguém que mal conhece. Está aí o drama".

Apesar das boas intenções dos irmãos, o filme não conseguiu contagiar Cannes com o vírus da reflexão, pela narrativa excessivamente fria (e arrastada) e por deficiências na atuação de Adèle. O filme anterior dos Dardenne, Dois Dias, Uma Noite (2014), fez sucesso de bilheteria nos EUA e chegou a valer uma indicação ao Oscar de melhor atriz para Marion Cotillard. Mas, a julgar pelas resenhas americanas negativas para A Garota Desconhecida, o novo conto moral deles não terá o mesmo êxito.

"Fazemos um cinema simples visualmente, sem adereços, sem excessos de luz, para mostrar que ainda é possível crer na esperança", diz Jean-Pierre Dardenne.

Melhor sorte em Cannes teve Captain Fantastic, de Matt Ross: exibido em concurso na seção paralela Un Certain Regard, a produção americana comoveu a Croisette à força do carisma de Viggo Mortensen. O astro vive um escritor que cria os filhos na natureza, longe da tecnologia. É o favorito a prêmios da sua seleção. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.