Filmes

Notícia

Festival de Cannes | Terror Personal Shopper, com Kristen Stewart, é vaiado

Novo filme de Olivier Assayas refaz a parceria do diretor com a atriz de Acima das Nuvens

16.05.2016, às 22H07.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Vaias numa sessão, debandada de publico na outra: assim foi a acolhida para Personal Shopper, suspense de horror cabeça com Kristen Stewart, no 69º Festival de Cannes, em disputa pela Palma de Ouro, sinalizando a resistência do evento com o sobrenatural. É a única justificativa, pois o novo longa-metragem do prestigiado diretor francês Olivier Assayas (ex-critico de cinema que começou a filmar em 1979 e ganhou notoriedade por filmes como Demonlover e Clean) é irretocável no domínio da técnica de assombrar, com enquadramentos rigorosos.

O problema é que a trama é uma mistura de O Iluminado (1980) com Nosso Lar (2010), ou seja, é meio filme de terror, meio filme espírita, com discussões metafísicas. Mas dá susto. Veja o trailer:

Estrela do novo longa de Woody Allen, Café Society, que abriu o festival na quarta-feira passada, Stewart volta aqui amanhã para encarar a mesma imprensa que a vaiou a fim de explicar os dilemas de sua personagem em Personal Shopper, que era esperado como um potencial sucesso popular pelos distribuidores presentes no balneário francês à cata de filmes estrangeiros para comprar. Parceira de Assayas no elogiado Acima das Nuvens (2014), pelo qual ela ganhou o troféu César (o Oscar da França) de melhor coadjuvante, Stewart vive Maureen, uma americana em temporada em território francês. Atormentada pela morte de seu irmão gêmeo, vítima de um problema cardíaco que ela também carrega em seu peito, Maureen começa a ser atormentada por estranhos acontecimentos ligados a uma aparição espectral.

"Existe uma maneira muito oportunista de se viver na vida industria do cinema, que é trabalhar apenas para ganhar dinheiro e ter fama. E existe o interesso genuíno de expressar inquietações artísticas a partir dos filmes. Essa é a opção que eu busco, embora respeite quem apenas quer fama", disse a atriz em Cannes, no início do evento.

Amanhã, o festival recebe o concorrente brasileiro à Palma dourada: Aquarius, de Kleber Mendonça Filho. Antes, será projetado um dos rivais mais esperados do diretor pernambucano: Julieta, o novo drama de Pedro Almodóvar. O resultado de Cannes sai no domingo, dia 22.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.