Hayao Miyazaki, diretor de animações de sucesso como A Viagem de Chihiro e A Princesa Mononoke, reafirmou sua aposentadoria em entrevista ao L.A. Times. O cineasta já havia comentado sobre a decisão no ano passado. E as notícias para os seus fãs são ainda piores.
Miyazaki também confirmou que o seu Estúdio Ghibli, responsável por várias animações, também não retornará com novas produções de longas. "Neste ponto, não farei novos filmes. Acho que não faremos novas produções para o cinema. Essa não era a minha intenção, porém [que o estúdio não fizesse mais longas-metragens]. Tudo que fiz foi anunciar minha aposentadoria e informar que não faria mais filmes".
miyazaki
Hayao Miyazaki critica atual indústria dos animes
O diretor ainda comentou sobre o futuro das animações no cinema. "Se os criadores têm a intenção de fazer animação desenhada à mão, certamente haverá oportunidades para que eles façam isso ", Miyazaki explicou. "Mas o que pode ser uma dificuldade serão as considerações financeiras. Eu acho que a era do lápis, papel e filme está chegando ao fim."
Mesmo aposentado dos longas, o cineasta trabalha atualmente em um mangá original sobre samurais.