Filmes

Notícia

Italiana processa Benjamin Button por plágio

Adriana Pichini diz que base do filme é um conto seu de 1994

03.02.2009, às 00H00.
Atualizada em 19.12.2016, ÀS 08H00

A escritora Adriana Pichini iniciou um processo contra a produção de O Curioso Caso de Benjamin Button, filme de David Fincher. Segundo Pichini, o filme parece ter sido baseado numa história que ela escreveu há 15 anos, Il Ritorno di Arthur all'innocenza. O conto foi registrado na Itália em 1994 e enviado a editores estadunidenses, mas nunca publicado.

Oficialmente, Button foi inspirado no conto homônimo de F. Scott Fitzgerald publicado em 1921. O filme estrelado por Brad Pitt concorre a 13 Oscars, incluindo os de melhor filme e melhor roteiro adaptado.

Benjamin Button

None

Segundo o advogado de Adriana Pichini, Gianni Massaro, o processo foi aberto na corte de Roma onde um juiz vai assistir ao filme e ler a história. Se o juiz encontrar semelhanças em número suficiente, a corte vai iniciar uma investigação. Ainda não foi definido se Pichini vai exigir compensação financeira do roteirista Eric Roth e dos produtores do filme.

Um dos problemas do processo é como a justiça italiana poderá agir contra a Paramount e a Warner, duas empresas estrangeiras. Os dois estúdios possuem operações na Itália, que podem ser arroladas no processo. O Curioso Caso de Benjamin Button estréia na Itália no dia 13 de fevereiro.

Leia mais sobre Benjamin Button

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.