Filmes

Notícia

Lars von Trier retorna ao Festival de Cannes na seleção de 2018

Terry Gilliam também reforça a seleção do ano

19.04.2018, às 08H46.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Os cineastas Lars von Trier e Terry Gilliam estarão de volta ao Festival de Cannes este ano, com filmes inéditos elencados para exibições hors-concours no 71º Festival, que acontece entre 8 e 19 de maio.

Zentropa Entertainments/Divulgação

Banido do balneário em 2011, com o título de persona non grata depois de ter feito comentários ofensivos ao povo judeu, numa brincadeira sobre Hitler, Lars entra em campo com The House That Jack Built, com Matt Dillon. Já Gilliam vai encerrar o evento com seu esperado The Man Who Killed Don Quixote, uma adaptação livre da prosa de Cervantes que levou quase 20 anos para sair do papel. 

Uma nova leva de concorrentes à Palma de Ouro foi adicionada ao festival, cujo filme de abertura será Todos Lo Saben, do iraniano Asghar Farhadi, com Penélope Cruz, Ricardo Darín e Javier Bardem. Entre as novas aquisições, destaca-se o regresso do diretor turco Nuri Bilge Ceylan, laureado diversas vezes no evento, inclusive com a Palma de 2014, por Sono de Inverno: ele volta agora com The Wild Pear Tree


Nas seções de Meia-Noite, entraram o documentário Whitney, sobre a cantora Whitney Houston, e a sci-fi da HBO Fahrenheit 451, com Michael B. Jordan.

O Brasil não ganhou muito espaço nessa festa francesa: O Grande Circo Místico, de Carlos Diegues, é a principal atração nacional, a ser exibido numa projeção especial em tributo a Cacá. Mas a língua portuguesa ganhou um reforço na seleção Un Certain Regard que valoriza o cinema lusitano. Entrou em campo Chuva e Cantoria na Aldeia dos Mortos, do aclamado cineasta português João Salaviza, que aqui dirige em parceria com a brasileira Renée Nader Messora. O filme foi rodado durante nove meses, em película 16mm e sem equipe profissional, na aldeia Pedra Branca, Terra Indígena Krahô, no Estado do Tocantins, Brasil. A filmagem foi precedida por uma longa relação de proximidade de Renée com o povo Krahô, que se iniciou em 2009, aos quais se juntou posteriormente Salaviza. A produção acompanha Ihjãc, um jovem Krahô que após um encontro com o espírito do seu falecido pai se vê obrigado a realizar sua festa de fim de luto. O longa foi produzido por Ricardo Alves Jr. e Thiago Macêdo Correia através da empresa sediada em Minas Gerais Entre Filmes (responsável pela produção do longa Elon não Acredita na Morte) em coprodução com a Karõ Filmes em Portugal e a Material Bruto, de São Paulo, a partir de recursos do edital para filmes de baixo orçamento (MinC/SAv/FSA).

Competição:        
Un couteau dans le cœur (Knife + Heart), de Yann Gonzalez e Vanessa Paradis
Ayka du kazakh, de Sergey Dvortsevoy
Ahlat Agaci (The Wild Pear Tree), de Nuri Bilge Ceylan

Hors-concours:
The House That Jack Built, de Lars von Trier

Un Certain Regard:
Muere, Monstruo, Muere (Meurs, monstre, meurs), de Alejandro Fadel
Chuva E Cantoria Na Aldeia Dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messora
Donbass, de Sergey Loznitsa

Séances de Minuit:
Whitney, de Kevin Macdonald
Fahrenheit 451, de Ramin Bahrani

Filme de encerramento:
The Man Who Killed Don Quixote, de Terry Gilliam

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.