Filmes

Notícia

Oscar 2011 | Cisne Negro, Bravura Indômita e O Vencedor fora da categoria de melhor trilha

Academia também desqualifica Minhas Mães e Meu Pai por uso de músicas pré-existentes

21.12.2010, às 15H48.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H13

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas sempre enfrenta problemas para definir quem pode e não pode concorrer ao Oscar de melhor trilha sonora. Quando a trilha recorre a material já gravado anteriormente, a desclassificação é quase certa, mas os critérios às vezes são subjetivos.

A Academia anunciou que quatro filmes da temporada de prêmios não poderão concorrer nessa categoria: Cisne Negro, Bravura Indômita, O Vencedor e Minhas Mães e Meu Pai. Os dois primeiros, porque suas trilhas "se diluem pelo uso de temas e outras músicas pré-existentes", segundo a AMPAS. No caso de Cisne Negro, a trilha de Clint Mansell pega emprestado, obviamente, as composições de Tchaikovsky para O Lago dos Cisnes. Já Carter Burwell usa em Bravura Indômita hinos do século 19, o que para a Academia não era "suficientemente original".

oscar

None

Os outros dois filmes foram desqualificados porque recorrem demais a canções avulsas, "o que diminui o impacto da trilha em si", segundo os organizadores do prêmio. O comitê aprovou, porém, a elegibilidade da trilha de O Discurso do Rei, embora Alexandre Desplat recorra a excertos de música clássica em momentos-chave do filme.

O debate deve se intensificar antes de saírem os indicados, já que dois fortes concorrentes neste ano, as trilhas de A Origem e A Rede Social, também usam temas pré-existentes. Hans Zimmer manipulou "Non, Je Ne Regrette Rien" em A Origem e Trent Reznor e Atticus Ross aproveitaram faixas do Nine Inch Nails em A Rede Social. A Academia ainda não se pronunciou sobre esses dois filmes.

A lista completa de indicados será anunciada em 25 de janeiro. James Franco e Anne Hathaway serão os anfitriões da festa, em 27 de fevereiro.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.