Filmes

Crítica

O Homem Duplicado | Crítica

Diretor de Os Suspeitos refaz parceria com Jake Gyllenhaal em adaptação de Saramago

18.06.2014, às 21H52.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 15H20

Logo depois de trabalhar com Jake Gyllenhaal em Os Suspeitos, o diretor canadense Denis Villeneuve (PolitécnicaIncêndios) se reúne com o ator em O Homem Duplicado (Enemy), adaptação ao cinema do romance de 2002 de José Saramago. É uma oportunidade de colocar em perspectiva, depois do hype em torno de Os Suspeitos, a vocação de Villeneuve para a estetização.

o homem duplicado

None

O Homem Duplicado é o típico filme de festival que pretende tocar certos temas mas se considera inteligente demais para de fato abordá-los diretamente. Gyllenhaal faz um professor de história que descobre que tem um duplo, um ator de cinema. Até mesmo as cicatrizes dos dois são iguais, e as namoradas de ambos são loiras belas e esguias. O professor, porém, parece invejar o astro de cinema, como se pudesse viver outra vida - situação que gera o suspense que move o encontro dos dois.

O Homem Duplicado almeja gravidade, tenta tornar mais coletiva e trágica essa premissa, e ambienta a história de Saramago numa Toronto em que a arquitetura complementa a personalidade dos personagens (os apartamentos massificados de St. James Town tornam o professor mais ordinário e as curvas das torres de condomínio Marilyn Monroe em Mississauga deixam o estilo de vida do ator mais atraente - e ilusório). Em nenhum momento, porém, os planos estilizados de Villeneuve pensados para gerar desconforto, como quando cola a câmera no teto para simular claustrofobia, ganham vida por si só.

"A história se repete como farsa", dizia Marx, como lembra o professor de história na faculdade, dentro do filme. Villeneuve está ciente dessa condição, trabalha o drama do protagonista em função dessa perspectiva farsesca, mas parece não ver o humor que essa situação absurda pede. O resultado é um filme em que Jake Gyllenhaal visivelmente se esforça para criar algo com o diretor, mas nas suas pretensões O Homem Duplicado parece mais um projeto de vaidade do que um projeto de cinema.

O Homem Duplicado | Cinemas e horários

Nota do Crítico
Regular
O Homem Duplicado
Enemy
O Homem Duplicado
Enemy

Ano: 2013

País: Canadá, Espanha

Classificação: 14 anos

Duração: 90 min

Direção: Denis Villeneuve

Roteiro: Javier Gullón

Elenco: Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon, Isabella Rossellini, Stephen R. Hart, Joshua Peace, Loretta Yu, Tim Post, Darryl Dinn, Kiran Friesen, Alexis Uiga

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.