O dia 4 de julho é celebrado ao redor dos Estados Unidos como o aniversário da Independência do país, e uma das festas mais icônicas a gente nunca chegou a ver; capturamos apenas um relance dela, na última cena de O Iluminado. A festa de 4 de julho do Hotel Overlook, que aconteceu em 1921, celebra seus 100 anos hoje, em 4 de julho de 2021.
Até hoje, o desfecho de O Iluminado gera teorias, e grande parte do apelo do clássico de Stanley Kubrick é exatamente a sua abertura para interpretações. Enquanto alguns acreditam que nada realmente aconteceu no Hotel Overlook, ou que tudo se passa na cabeça de Jack Torrance, a questão que se abre no fim é sobre a presença do nosso protagonista na fotografia do baile em 1921. Uma das teorias mais aceitas é de que a foto reúne figuras que foram tomadas pela energia do hotel, com Jack tendo sido apenas o único que testemunhamos.
O fator mais inquietante de O Iluminado é a eterna dúvida do que é assombração e o que é loucura, mas questionado sobre aquela última cena, até Kubrick já deu sua própria explicação: "A foto do baile no fim sugere a reincarnação de Jack". Segundo esta teoria, o personagem de Jack Nicholson seria uma nova versão de algum funcionário do hotel - algo bem alinhado com a possibilidade de Torrance ser a reincarnação do último cuidador do hotel, Charles Grady.
Fato é que mesmo com explicações do próprio diretor da adaptação de Stephen King, O Iluminado continuará como um clássico não-resolvido, um que continuaremos a discutir até 100 anos após o lançamento do filme também.
Recentemente, foi anunciado que O Iluminado ganhará uma série derivada na HBO Max. Overlook contará histórias ambientadas no Hotel Overlook, onde se passa a trama original. O seriado ficará por conta da Bad Robot, produtora de J.J. Abrams.