Autor de O Menino e o Mestre tranquiliza fãs sobre filme: "Está memorável"

Filmes

Entrevista

Autor de O Menino e o Mestre tranquiliza fãs sobre filme: "Está memorável"

Longa inspirado na obra de Michael Morpurgo estreia em 12 de setembro

Omelete
3 min de leitura
04.09.2024, às 06H00.

O Menino e o Mestre é um projeto capaz de tirar o sono dos fãs. Com mais de 3,5 milhões de cópias vendidas, o livro escrito por Michael Morpurgo se tornou um best-seller e ganhou uma legião de admiradores mundo afora, e a notícia de que a história ganharia uma adaptação ao cinema nem sempre é vista com bons olhos por aqueles que amam a obra original.

Qualquer dúvida com relação à adaptação, no entanto, foi descartada pelo próprio autor. Morpurgo acompanhou de perto o trabalho dos diretores Neil Boyle e Kirk Hendry, que optaram por levar a história de O Menino e o Mestre ao cinema no formato de animação, e ficou muito satisfeito com o resultado.

"Fiquei maravilhado com o filme desde que o vi pela primeira vez. Eles mantiveram o espírito e o coração da história, e criaram um filme muito bonito e memorável", contou o autor em entrevista exclusiva ao Omelete.

"Tudo, a animação, a música, o roteiro, a direção, foram combinados para fazer um filme único e que eu sei que será amado por famílias do mundo todo. É uma conquista realmente notável", pontuou.

Para conquistar essa satisfação com o resultado final, Morpurgo fez apenas uma exigência para que o projeto chegasse às telonas. E engana-se quem pensa que o desejo do escritor envolve algum detalhe envolvendo a história do livro original.

"Minha única exigência ou sugestão foi a escolha de Frank Cottrell Boyce como roteirista. As mudanças que eles fizeram na história foram apoiadas por mim. Eu não queria um filme do livro. Eu queria um ótimo filme - e foi o que eles fizeram. Eles [Boyle e Hendry] foram gentis e atenciosos o tempo todo, discutindo comigo o que estavam fazendo ou pensando em fazer. Eu amei esse envolvimento, mas no final confiei no julgamento deles. Estou feliz por ter feito isso!"

No caso dos diretores, a paixão por O Menino e o Mestre os levou a buscar o sonho de adaptar o livro ao cinema. Apesar de tratar-se de um livro de 1999, a dupla considera a jornada do jovem Michael e sua luta por sobrevivência uma história atemporal, capaz de cativar crianças e adultos ao longo dos anos.

"É tão raro encontrar uma história que seja uma aventura fabulosa e que também tenha uma mensagem valiosa e oportuna entrelaçada nela. Manter o equilíbrio dessas duas coisas foi algo em que tivemos o cuidado de focar enquanto adaptávamos o livro", explicou Boyle ao Omelete.

Para o cineasta, o fato de a história ser protagonizada por um personagem jovem e um velho é um dos motivos que conecta a obra com fãs de todas as idades. "Já exibimos O Menino e o Mestre para muitos públicos ao redor do mundo, e é sempre incrível ver as crianças mais novas sentadas ao lado dos avós mais velhos - com todas as idades entre elas - e todos aplaudindo e enxugando lágrimas no final do filme."

O elenco de voz original de O Menino e o Mestre inclui nomes como Cillian Murphy, Ken Watanabe e Sally Hawkins, além de Aaron MacGregor na voz do protagonista. estreia nos cinemas em 12 de setembro.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.