Filmes

Artigo

O que esperar da história de <i>Star Wars: Episódio III - A vingança dos Sith</i>

O que esperar da história de <i>Star Wars: Episódio III - A vingança dos Sith</i>

02.05.2005, às 00H00.
Atualizada em 02.12.2016, ÀS 19H02

Não há filmes mais importantes para a cultura pop e o mercado cinematográfico das superproduções que os Episódios da saga Star Wars. Quase trinta anos se passaram desde que George Lucas surpreendeu o mundo com o primeiro capítulo de uma trilogia espacial, que mudou a maneira como os filmes eram pensados e produzidos. Agora, o círculo se completa com Star Wars: Episódio III - A vingança dos Sith, longa que mostra o final da jornada do esperto garoto escravo de Tatooine e o início do reinado de terror de Darth Vader, considerado o maior vilão da história do cinema.

Com tanta expectativa, não conseguimos resistir ao Lado Negro da Força e devoramos o roteiro completo do terceiro episódio de Star Wars. Empolgados com o que vimos, resolvemos dividir a experiência com nossos leitores para preparar espíritos e aumentar ainda mais a emoção. Mas não precisa se preocupar, pois o texto abaixo não revela surpresas. Cedemos à tentação mas no fundo somos bonzinhos... não queremos arrastar ninguém conosco para as trevas!

Esperança correspondida

00:00/09:42
Truvid
auto skip

De cara, uma ótima notícia: A vingança dos Sith tem uma história muito mais intensa que os dois filmes-prelúdio anteriores. Tanto a ação quanto os diálogos parecem muito mais caprichados. É tudo muito mais emotivo, muito mais forte. O filme que narra a queda de Anakin Skywalker (Hayden Christensen) e a ascensão de Darth Vader é o melhor da nova Trilogia (pelo menos no papel) e já dá pra imaginar alguns fãs mais ousados afirmando que é um dos melhores de toda a saga.

A esperança de que George Lucas não erraria dessa vez foi correspondida. Melhor ainda, foi superada! A história é envolvente de tal maneira que mesmo as tramas políticas (até então uma mera encheção de lingüiça) assumem papel de destaque e despertam o interesse. A narrativa empolgante é pontuada - claro - por cenas de ação que arrepiam ao serem lidas, encerradas por uma cena que promete ser antológica. Sim, a ascensão de Lorde Vader é de encher os olhos de lágrimas.

Mas falemos um pouco sobre o desenvolvimento dos personagens na história. Por razões óbvias, a história tem foco maior no relacionamente entre Anakin e o futuro Imperador, o chanceler supremo Palpatine (Ian McDiarmid), mas também é bastante centrada nos Jedis principais do Conselho, em Coruscant, especialmente Mace Windu (Samuel L. Jackson) e Yoda (voz de Frank Oz). A relação de Anakin e seu antigo mestre Obi-Wan Kenobi (Anakin foi sagrado cavaleiro no desenho Guerras Clônicas), é claro, também é muito bem explorada. Mas com tantos personagens debaixo dos holofotes, alguns deles ficam em segundo plano, como os queridos dróides C3-PO (Anthony Daniels) e R2-D2 (Kenny Baker) e os personagens novos-velhos (você sabe de quem estamos falando). Tais figuras passam pela história de maneira muito rápida, com pouquíssimo destaque. Mas isso é algo aceitável, se imaginarmos em quais personagens esta parte da trama se foca.

Frenesi dos sabres

Ação! Ação! Ação! As grandes batalhas espaciais estão de volta! Logo na abertura da história, uma batalha tão empolgante como a da Lua de Endor do final de Episódio VI - O retorno de Jedi é mostrada. A última cena da animação Clone Wars mostra exatamente o primeiro take dela. Ao longo da película, outros confrontos grandiosos também aparecem, mas o destaque fica mesmo para o primeiro. As enormes batalhas terrestres, como a de Naboo (Episódio I - A ameaça fantasma), também retornam, já que a Galáxia está em guerra total e Separatistas e Republicanos estão apostando suas últimas cartas no conflito.

Quanto aos duelos de Sabre de Luz, uma péssima notícia... quase não existem. Ok, Ok... mentirinha tola pra ver se você estava prestando atenção. É possível perder a conta de quantas lutas com as elegantes armas de dias mais civilizados acontecem durante a história. Há, pelo menos, três ou quatro deles tão empolgantes quanto o de Darth Maul x Obi-Wan & Qui-Gon de Episódio I.

Amarração da Saga

Entretanto, de certa forma, não havia grandes dúvidas de que a ação seria ótima e que a história não tinha muito erro (afinal, todo mundo já sabe o que acontecerá com Anakin). Assim, o item mais preocupante para os fãs era mesmo a continuidade. Conseguirá o grande George Lucas criar uma ponte perfeita entre a trilogia antiga e a nova, respondendo às montanhas de perguntas dos aficionados? A resposta, felizmente, é afirmativa!

Assim que a leitura do roteiro foi concluída, uma rápida corrida ao DVD para assistir (pela enésima vez) ao Episódio IV: Uma nova esperança provou que as pontas soltas da trilogia agora deixam de existir. O roteiro responde à grande maioria das perguntas dos fãs e estabelece uma conexão perfeita entre as duas trilogias.

Está tudo lá no filme: como ninguém sabia da gravidez de Padmé (Natalie Portman), como Vader e o Imperador não sabiam de Luke e Leia, por que os bebês foram separados, como os Jedis foram eliminados. Todas as perguntas são respondidas de maneira perfeitamente plausível (e até certo ponto óbvia). Fica justificado também que todo o temor sobre a influência da Ameaça Fantasma Palpatine e seu poder era verdadeiro. Claro, há alguns buracos, mas pouco relevantes. Nada que um pouco de imaginação não resolva.

Em resumo: se depender das palavrinhas no papel, o filme deve SIM ser espetacular. Todas as reclamações dos fãs a respeito dos dois episódios anteriores provavelmente serão compensadas aqui. Fica claro que os Episódios I e II eram apenas os meios para viabilizar esta dramática aventura, que não tem final feliz e não é bonita. Pelo contrário... é pesada e muitas vezes revoltante e violenta. Decapitações e chacinas são descritas no roteiro, por exemplo. Mas não é exatamente esse o resultado de qualquer guerra? Uma Guerra nas Estrelas não poderia ser diferente.

Nem tudo é negativista, no entanto. Apesar da vitória do terrível Império Galático, uma nota de otimismo também pontua o momento final do texto. Afinal, já sabemos como isso tudo vai terminar...

Falta pouco agora. Dia 20 de maio está quase sobre nós. Nos vemos na fila! ;-)

Compre aqui DVDs da série Star Wars

Leia mais sobre Star Wars

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.