O diretor Rob Marshall nunca escondeu sua intenção de homenagear Mary Poppins, o primeiro filme que assistiu na vida, quando assumiu o comando de O Retorno de Mary Poppins. Por isso, ele espalhou várias referências ao musical de 1964 ao longo de toda a continuação. Confira 13 delas a seguir:
- Leia a crítica de O Retorno de Mary Poppins
- O antes e o depois dos personagens Mary Poppins
- Emily Blunt e Lin-Manuel Miranda interpretam 22 musicais com James Corden
- “Tiramos animadores da aposentadoria”, diz diretor de O Retorno de Mary Poppins
- “Não existia outra atriz para o papel”, diz diretor de O Retorno de Mary Poppins
- Entenda por que Julie Andrews não aparece em O Retorno de Mary Poppins
1. Papagaio fala de novo!
O companheiro de Mary Poppins também está de volta à sequência. Assim como fez com Michael e Jane, o papagaio surpreende as crianças Banks ao fazer comentários com a babá.
2. A pipa
A pipa de Michael e Jane do primeiro filme é a responsável por trazer Mary Poppins de volta. Assim como no original, você consegue ver os recortes de jornal que as crianças usaram para remendá-la e a faixa da Sra. Winnifred Banks como rabiola.
3. Sr. Banks, é você?
David Tomlinson, o Sr. George Banks, faleceu em 2000, mas o diretor Rob Marshall deixou uma discreta referência ao ator no filme. Logo no início, quando a pipa dos Banks começa a voar em direção ao parque, ela bate no chapéu de um homem sentado em um banco, lendo o jornal. O figurino do personagem, assim como o próprio hábito da leitura, lembram imediatamente o patriarca da família.
4. Almirante Bloom e sua pontualidade
Mesmo tantos anos depois, o Almirante Bloom e seu velho companheiro, Sr. Binnacle, seguem com sua tarefa de informar a vizinhança da hora exata. Porém, agora, eles têm um competidor à altura: o relógio Big Ben. E a pontualidade deles… bem, já não é mais a mesma.
5. Corrimão
Um dos primeiros indícios de que Mary Poppins não é uma babá convencional é o modo como ela sobe a escada, deslizando pelo corrimão. Na sequência, Emily Blunt repete a façanha, com a mesma elegância de Julie Andrews.
6. “Feche a boca, Michael. Ninguém aqui é bacalhau”
A primeira frase de Mary Poppins a Michael Banks na sequência é uma referência clara ao longa original. Quando ele se choca ao vê-la novamente, a babá o lembra de que ainda não são bacalhaus para ficarem de boca aberta.
Essa não é a única frase do primeiro filme que O Retorno de Mary Poppins relembra. Na realidade, há muitas outras, como “Mary Poppins nunca está errada”.
7. Piscadinha
Muito vaidosa, Mary Poppins não perderia a oportunidade de encarar o espelho na sequência. Novamente, ela interage com o seu reflexo, que segue admirando o seu visual.
8. Jack e Bert são amigos
Bert e sua irreverência não retornam com Mary Poppins na continuação. No entanto, o personagem não foi esquecido. Jack, o personagem de Lin-Manuel Miranda, além de ser muito parecido com Bert - até no sotaque -, é amigo pessoal do limpador de chaminés. Logo no início do filme, Jack revela que Bert está se aventurando pelo mundo.
9. Jane organiza protestos
Agora adulta, Jane segue os passos de sua mãe organizando protestos. Porém, enquanto a Sra. Winnifred Banks lutava pelo direito das mulheres de votar, Jane se preocupa com os direitos dos trabalhadores.
10. Participação da Jane original
Não é só a personagem Jane Banks que está de volta! A atriz Karen Dotrice, que viveu a jovem Banks quando criança, também faz uma participação no filme. Em determinado momento, quando Jane, agora interpretada por Emily Mortimer, e Jack conversam na rua, Dotrice pede ajuda para encontrar um endereço.
11. A volta dos pinguins!
Os pinguins dançarinos também voltam para mais um número musical. Mas, agora, eles acompanham Jack e Mary Poppins na música “A Cover Is Not the Book”.
12. Dick van Dyke agora é o Sr. Dawes Jr
Além de interpretar Bert em Mary Poppins,Dick vam Dyke viveu também o banqueiro Sr. Dawes. Agora, mais de 50 anos depois, o ator assume o filho do seu personagem, o Sr. Dawes Jr. E, cá entre nós, o filho envelheceu igualzinho ao pai!
13. Topsy, o novo tio Albert
O Retorno de Mary Poppins estabelece muitos paralelos com o musical original, a exemplo da presença da prima Topsy, vivida por Meryl Streep. Na sequência, a excêntrica personagem faz as vezes do tio Albert em um número musical divertido sobre ver o mundo a partir de novas perspectivas.