Os Jogos Olímpicos de Tóquio podem ter começado com muitos espectadores frustrados pela ausência de referências a Pokémon, Dragon Ball e Naruto na cerimônia de abertura, mas, quase um mês depois, é inegável que a nerdice marcou, sim, presença nas mais diversas modalidades desta edição. Porque se o Comitê Olímpico Internacional foi tímido para misturar esporte e cultura pop, atletas brasileiros e gringos fizeram questão de representar nossas duas paixões.
Nesse clima de despedida, relembre os momentos que nossos ídolos olímpicos foram tão nerds quanto a gente:
DRAGON BALL NO BOXE
Simplesmente Ben Whittaker
— ♱𝕔𝕒𝕥𝕒𝕥𝕒𝕦ᶜᵃᵇʲ🧉🐻🏳️🌈🇾🇪 | 🥈🥉 (@XeinezeCRVG) July 30, 2021
O maluco mete o kamehameha, n tem como eu odiar ele pic.twitter.com/AxGB6805Qa
A vitória do britânico Ben Whittaker em cima do brasileiro Keno Machado talvez não seja algo que a gente queira guardar na memória, mas sua celebração foi inegavelmente épica. Para as câmeras, Whittaker fez um kamehameha, golpe eternizado pelo Goku em Dragon Ball; veja acima.
ROLOU UM KAMEHAMEHA NO SKATE (OU FOI UM HADOUKEN?)
Hadouken ou Kamehameha? O que Pedro Barros fez no pódio? #Tokyo2020 pic.twitter.com/MXZHqOI8kQ
— Osmar Portilho (@josmi) August 5, 2021
Pedro Barros foi mais um nome do skate brasileiro que nos deixou orgulhosos nessa Olimpíada. Mas vocês viram o que ele fez no pódio, pouco antes de receber a medalha de prata? Ele também mandou um kamehameha! Ou foi um hadouken? Embora Barros seja um fã declarado de Dragon Ball, análises minuciosas nas redes sociais não souberam cravar com certeza se foi uma referência ao anime ou a Street Fighter. De todo modo, nessa aí nos vimos representados duplamente!
THE WITCHER NO TIRO
Olympic gold medalist 🏅 Vitalina Batsarashkina spotted wearing a witcher medallion. 🤩 Nice! ❤️ pic.twitter.com/rhQuJqv3Vv
— Radek (@gamebowski) July 25, 2021
Já há muito tempo a atleta russa Vitalina Batsarashkina não esconde que é fã de The Witcher e, nessa edição dos Jogos Olímpicos, não foi diferente. Durante a competição na categoria pistola de ar de 10 metros, ela foi vista usando o medalhão da Escola do Lobo; confira.
SAILOR MOON NA GINÁSTICA RÍTMICA
O TEMA DE SAILOR MOON MEU DEUS AS ROUPAS QUE COISA LINDA
— any (@wtfjosephj) August 7, 2021
pic.twitter.com/xCkdh8skzM
As ginastas do Uzbequistão se apresentaram ao som da abertura de Sailor Moonna competição. E, para não deixar dúvidas sobre a homenagem, até mesmo o uniforme delas lembrava as personagens do anime!
AVATAR NA VELA
O holandês Kiran Badloe escolheu um penteado icônico para competir na Vela: um moicano no formato de seta, tingido de azul, uma clara homenagem ao protagonista da animação Avatar: A Lenda de Aang; veja a comparação na galeria acima.
"Esse corte de cabelo é um tributo para o primeiro e único mestre do vento. O avatar, o último dobrador de ar ainda vivo. Eu espero que o espírito desse grande guerreiro me dê poder para navegar bem nesta semana e usar o vento em meu favor. Uma dia, espero me tornar também um mestre do vento, um verdadeiro dobrador de ar", escreveu o atleta.
BÔNUS: POKÉMON NO BADMINTON?
アメリカ代表 P.チュウ/R.チュウ
— おまる (@omaru_97) July 26, 2021
(ピカチュウ/ライチュウ) pic.twitter.com/THNFzMPov9
Rolaram situações que, bem, não foram os atletas que misturaram cultura pop e esporte. Foram os espectadores mesmo. Por exemplo, no Japão, muitas pessoas viram as abreviações dos nomes da dupla Phillip e Ryan Chew, do badminton, e confundiram com os pokémon Pikachu e Raichu.
Isso porque a transmissão mostrava P・チュウ e R・チュウ, ou seja, P. Chew e R. Chew. O detalhe é que os caracteres correspondem aos fonemas, fazendo com que a leitura fique mesmo parecida com Pikachu e Raichu!
BÔNUS: HOW I MET YOUR MOTHER NO FUTEBOL?
Ted Mosby/ Ochoa pic.twitter.com/vVWJJnz1X5
— Hel (@HelMattos) August 3, 2021
Esse crossover é bastante conhecido para quem acompanhou algum dos jogos do México nas últimas Copas do Mundo. Afinal, o goleiro Ochoa é a cara do ator Josh Radnor, mais conhecido como Ted Mosby na sitcom How I Met Your Mother. E, claro, os espectadores não deixaram essa comparação passar durante a campanha mexicana nos Jogos Olímpicos de Tóquio.