O Festival de Cannes de 2024, que ocorre agora em maio, confirmou dois novos filmes a serem exibidos durante sua nova edição. Um deles é um documentário Lula do americano Oliver Stone (Platoon), que conta a história do presidente brasileiro.
Stone, vale lembrar, se notabilizou por seus filmes políticos, mas também tem uma vasta carreira como documentarista, já tendo entrevistado figuras como Vladimir Putin e Fidel Castro. Paralelamente, o cineasta francês Michel Hazanavicius (O Artista) também terá seu novo projeto revelado no festival. com La Plus Précieuse des Marchandises (O Mais Precioso dos Bens, em tradução livre), animação sobre uma criança judia cujo pai, em uma tentativa desesperada de salvar a vida do filho, o empurra de um trem a caminho de Auschwitz.
- Studio Ghibli receberá Palma de Ouro honorária em Cannes
- A Queda do Céu, filme brasileiro sobre o povo Yanomami, terá estreia em Cannes
O Festival de Cannes ocorre entre os dias 14 e 25 de maio, e terá, este ano, Greta Gerwig (Barbie) e Xavier Dolan (Mommy) como presidentes do júri. Na competição, haverá novos filmes de David Cronenberg, Paul Schrader, Francis Ford Coppola, Yorgos Lanthimos, Sean Baker e do brasileiro Karim Aïnouz.