Filmes

Artigo

Oppenheimer: Como a bomba atômica mudou o cinema

Épico de Christopher Nolan é o mais novo filme numa linhagem cinematográfica de filmes sobre a bomba

Omelete
3 min de leitura
08.04.2024, às 17H59.
Atualizada em 26.04.2024, ÀS 08H46

O mundo nunca mais foi o mesmo depois daquele 16 de julho de 1945. Como vimos em Oppenheimer, filme de Christopher Nolan, esse foi o dia do teste que confirmou a viabilidade da bomba atômica em uma demonstração que alterou a humanidade de forma irreversível. No teste Trinity, o ápice do Projeto Manhattan, o homem tinha liberado um poder de destruição sem precedentes. Algumas semanas depois, esse mesmo poder foi usado contra Hiroshima e Nagasaki em dois dos eventos mais relevantes do Século 20, afetando ciência, guerra e a história de maneiras significativas. E o cinema não ficou para trás.

Se a gente olhar pros últimos 80 anos, não é difícil enxergar a bomba atômica como um dos temas mais recorrentes do cinema. Sua criação, seus testes, as explosões e suas consequências foram combustível para dramas, comédias, ficção científica e filmes de ação de todo tipo e tamanho. Do uso na Segunda Guerra Mundial à corrida armamentista que a seguiu, culminando com a imaginação de desastres nucleares como o apocalipse, a bomba atômica é algo abordado tanto por grandes autores como Stanley Kubrick, quanto por franquias populares como Missão: Impossível.

Por isso, dá pra entender porque Christopher Nolan, um dos cineastas mais influentes do milênio, escolheu gastar seu cheque-em-branco com um filme sobre J. Robert Oppenheimer, o físico que ficou conhecido como o “pai da bomba atômica". Nolan enxergou no cientista um homem cheio de contradições: alguém disposto a fazer tudo para que suas ideias se tornassem realidade e, ainda assim, alguém assombrado pelas consequências de abrir as portas do inferno. Estava ali, na biografia do físico, a chance de fazer não só um estudo de personagem instigante, como também a de revisitar um evento que redefiniu a história e a cultura.

Curiosamente, Oppenheimer era, no papel, também uma grande contradição: por mais que seu tema central e a proposta da cinebiografia fossem parte de tradições do cinema, o projeto parecia arriscado. Imagine: um drama de três horas de duração, com classificação adulta, sobre uma figura histórica… Esse era o filme que Nolan ia lançar no meio da temporada de blockbusters, como seu retorno depois das polêmicas do lançamento de TENET?

00:00/08:48
Truvid
auto skip

Teve quem achasse que não, mas cá estamos. Oppenheimer se sagrou com mais de U$ 900 milhões de bilheteria e tantos prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção no Oscar 2024, que o filme parece a grande confirmação da carreira de Christopher Nolan, com direito a aprovação da crítica, sucesso de audiência e reconhecimento internacional. 

Por isso, Oppenheimer agora está firmado como um dos dois ou três filmes que sempre virão à mente quando a gente falar da bomba atômica no cinema. Mas ele merece essa reputação? Por quê? Quais são os outros títulos que vêm à mente quando o assunto é a bomba atômica e como o de Nolan se diferencia deles? Essas são as perguntas exploradas primeiro episódio do QUINTO ELEMENTO, o novo programa de cinema do Omelete. Na primeira temporada, Guilherme JacobsMariana CanhisaresBarbara Demerov Max Valarezo falam sobre o Cinema Atômico. Passando por Godzilla, Dr. Fantástico e outros filmes que abordam o assunto, a conversa mostra a ligação direta entre os acontecimentos históricos e as adaptações para a telona.

Assista ao primeiro episódio acima, e clique aqui para uma playlist com toda a primeira temporada. Novos episódios da primeira temporada do QUINTO ELEMENTO saem toda segunda-feira até o fim de abril.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.