Nosso correspondente em Los Angeles, Steve Weintraub, do site parceiro Collider, esteve frente a frente com o elenco e o diretor de Os Agentes do Destino (Adjustment Bureau). No bate-papo com George Nolfi (O Ultimato Bourne, Doze Homens e um Novo Segredo) roteirista que faz neste filme sua estreia como diretor, eles falam sobre o set de filmagens, a liberdade dada aos atores e o Blu-ray.
Assista:
Como você está hoje?
Eu estou ótimo. E você?
O que está achando deste final de semana? Nós conversamos na sexta, agora estamos conversando no domingo. Você fez muitas entrevistas.
Sim. Fiz muitas entrevistas.
Quantas variações da mesma pergunta você ouviu?
Bem... Definitivamente existe uma consistência dos tipos de pergunta. Esta é a primeira vez que eu faço isso, então não tenho nada para comparar.
Ok. Eu entendo. Eu conversei com John [Slattery] e ele me disse algo interessante, que eu não sabia. Quando estavam filmando, vocês estavam rodando certas cenas de maneiras diferentes, para que houvesse mais material na edição e opções para montar de formas diferentes, certo? Você poderia falar sobre como foi filmar de diferentes maneiras, e o que você descobriu na sala de edição? O tom do filme...
Claro. Boa pergunta. Eu não tinha ouvido essa antes. E John é a pessoa mais certa para falar sobre isso porque o personagem dele foi realmente o personagem mais importante em termos de definir o tom de Os Agentes do Destino. Porque ele é tipo o "chefe" de Harry. E ele é o cara que é chamado quando os erros acontecem. Ele também é o responsável por manter Matt em seu plano. Então, quando temos a cena em que Matt e John Slattery têm sua primeira conversa, John está explicando como funciona o departamento, e o que está acontecendo e como é estar numa situação em que Matt não pode dizer nada. Há várias maneiras de lidar isso. Há a maneira mais pesada, como: "Nós vamos te machucar"... Há a maneira de lidar com mais humor. E isso muda sua visão, de uma maneira ou outra. E você pode ver Os Agentes do Destino como algo mais pesado, ou você vê como algo mais burocrático e assim por diante... Nós o fizemos repetir suas falas de vários modos diferentes...
Quando diz "vários modos diferentes". Você poderia especificar? David Fincher, por exemplo, é conhecido por fazer até 99 tomadas.
Oh, não. Nada desse tipo. Foram umas oito ou nove tentativas.
Estudantes de cinema são pessoas que têm curiosidade em como funciona o processo. Há algo desse tipo? Algo que você consideraria em colocar no Blu-ray mostrando como você fez o filme, ou alguma cena em especial. Ou mostrando as várias formas de filmar, para demontrar estar opções?
Bem, é muito cedo para dizer algo sobre isso. Eu não sei o que vai ter no Blu-ray. Isso não é totalmente minha responsabilidade. Mas a outra coisa é que, naquele caso, à medida em que filmávamos, acho que John, Matt e eu concordamos que só tinha uma maneira dele atuar, que é a que está no filme. E foi mesmo a melhor maneira. Nós só queríamos ter este excesso para poder mudar na sala de edição, caso precisássemos mudar o tom.
Existem muitas cenas que foram cortadas do filme?
Não muitas. Eu sei quais cenas deletadas vão estar no Blu-ray, e acho que são apenas quatro.
Às vezes, quatro cenas podem ser um minuto, e às vezes quatro podem ser 15 minutos.
Oh, não. Acho que provavelmente serão algo como cinco ou seis minutos de cenas deletadas. A maior parte das cenas está no filme.
Gostaria de te perguntar algo sobre Terence Stamp. Obviamente você é um fanático por filmes e ele tem um histórico gigante, com muitos projetos diferentes. Você foi um pouco nerd ou fã quando estava dirigindo Terence?
Foi muito empolgante poder dirigi-lo. Foi ótimo desde o momento em que ele aceitou. Mas acho que a coisa mais legal foi no dia em que gravávamos a cena no galpão em que ele faz seu grande discurso explicando toda história pelo ponto de vista dos Agente do Destino. E ele disse: "Eu queria perguntar se posso trocar este 'um' por um 'o'?" E eu disse: "Uau! Isso ficou muito bom". Ele disse que fez o filme por causa desse discurso, ele adorou e já tinha tudo na cabeça.
Eu tenho que terminar, mas tenho uma última pergunta. Obviamente por ser um diretor-roteirista, você escreveu tudo. Como você era no set quando os atores queriam mudar alguma coisa? Você fazia do seu modo, depois fazia do modo deles? Você pode falar sobre esse equilíbrio?
Como roteirista, eu não tenho problemas em mudar as coisas conforme as condições, e uma das condições mais importantes pela qual você muda é que quando os seus especialístas - pode ser o diretor de fotografia ou os atores - vêm até você e dizem: "Estou com problema nessa fala" ou "estou com problema em montar o plano desse jeito por causa da posição do sol". Nem sempre você concorda, mas... geralmente eles têm argumentos muito bons. Mas é o tipo de coisa que geralmente só descoberto no set. É menos: "Faça do seu jeito ou faço do meu jeito. Faça do seu jeito ou faço do meu jeito". É mais parecido com o estilo "Vamos descobrir o melhor jeito de trabalhar para ambas as partes".
Muito obrigado e meus parabéns.
Obrigado.
Tenha um bom dia...
Os Agentes do Destino tem estreia prevista para o Brasil em 15 de abril.