Filmes

Crítica

Os Penetras 2 - Quem Dá Mais? | Crítica

Comédia aposta em situações absurdas, mas tem roteiro fraco e não faz rir

19.01.2017, às 19H21.
Atualizada em 19.01.2017, ÀS 22H03

Há alguns anos as comédias nacionais têm conquistado um espaço importante no cinema brasileiro, conseguindo recordes de público e bilheteria. Com tanto sucesso, as sequências se tornaram comuns, porém muitas vezes desnecessárias, como é o caso de Os Penetras 2 - Quem Dá Mais?

Dirigido por Andrucha Waddington (de Os Penetras e Sob Pressão), o filme começa mostrando Beto (Eduardo Sterblitch) desolado após ser enganado por Marco (Marcelo Adnet) e internado em uma clínica psiquiátrica. Quando foge do local, ele encontra Santiago (Danton Mello), um empresário boa pinta, que acaba se revelando outro bom golpista. Nessa trama, Laura (Mariana Ximenes) e Nelson (Stepan Nercessian) reaparecem e um novo objetivo surge: enganar o russo Oleg (Mikhail Bronnikov) para conseguir informações que vão render um bom dinheiro.

Só pela sinopse já é possível entender um dos problemas de Os Penetras 2: a trama é confusa. Personagens aparecem na história apenas por coincidência, situações mudam de forma extremamente inesperada e pouco coesa... Uma justificativa possível para isso seria o humor, ou seja, causar situações tão improváveis que fariam o público rir pelo absurdo. Porém, o roteiro é tão fraco que as risadas não chegam e os absurdos em tela ficam sem justificativa.

Diferente do primeiro longa, a sequência não tem Marcelo Adnet o tempo todo, com seu personagem Marco aparecendo apenas em algumas cenas com Beto. A trama dá uma justificativa para isso, mas a decisão pesou muito nos rumos do filme. Com todo o humor praticamente na mão de Sterblitch, ele se perde nos exageros e se torna muitas vezes um personagem chato. Já as aparições de Adnet são acertadas, divertidas e mostram o que filme poderia ter sido e o que o primeiro entregou: a brincadeira do malandro em contraponto com o personagem inocente.

O elenco coadjuvante se esforça tentando encarnar suas personas: Ximenes como a mulher fatal pronta para mais uma armação, Mello como o inconsequente que faz tudo por dinheiro, mas nenhum deles consegue alcançar um nível que passe alguma verdade para o público dentro de seus personagens. Infelizmente Os Penetras 2 - Quem Dá Mais? entra para a lista de sequências que não possuem justificativa: a história não é boa, os personagens não mudam e não há diversão. Melhor escolher outro filme para o fim de semana.

Nota do Crítico
Ruim
Os Penetras 2 – Quem dá mais?
Os Penetras 2 – Quem dá mais?

Ano: 2016

País: Brasil

Classificação: 12 anos

Duração: 85 min

Direção: Andrucha Waddington

Roteiro: Renato Fagundes

Elenco: Eduardo Sterblitch, Marcelo Adnet, Stepan Nercessian, Mariana Ximenes, Danton Mello

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.