Greta Gerwig, de Lady Bird, e Jordan Peele, de Corra!, fizeram história nesta terça-feira (23), ao serem indicados na categoria de Melhor Diretor no Oscar 2018. Os dois disputam com Christopher Nolan (Dunkirk), Paul Thomas Anderson (Trama Fantasma) e Guillermo del Toro (A Forma da Água) (via Indie Wire).
Com a indicação na sua estreia como diretora, Gerwig é a quinta mulher a concorrer na categoria nos 90 anos de prêmio. Antes dela, vieram Lina Wertmüller (Pasqualino Sete Belezas), Jane Campion (O Piano), Sofia Coppola (Encontros e Desencontros) e Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror).
Do mesmo modo, Peele é o quinto diretor negro a ser reconhecido pela Academia. Antes dele, foram indicados John Singleton (Os Donos da Rua), Lee Daniels (Preciosa: Uma História de Esperança), Steve McQueen (12 Anos de Escravidão) e Barry Jenkins (Moonlight: Sob a Luz do Luar).
Vale notar que os dois diretores foram esnobados nas edições 2018 do Globo de Ouro e do BAFTA, porém foram indicados no prêmio anual do Sindicato dos Diretores.
A cerimônia de entrega do Oscar 2018 acontece em 4 de março, com cobertura completa do Omelete.