De veteranas a novatas: Conheça as indicadas a Melhor Atriz no Oscar 2023

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Lista

De veteranas a novatas: Conheça as indicadas a Melhor Atriz no Oscar 2023

Cerimônia deste ano reúne veteranos e novatos na Academia

Omelete
4 min de leitura
24.02.2023, às 15H03.

A cerimônia da 95ª edição do Oscar será em março e conta com a categoria mais badalada entre as intérpretes femininas, que é a de Melhor Atriz. Este ano, em especial, a seleção foi marcante por ter veteranas, novatas e uma indicação que gerou burburinho em Hollywood.

Confira as atrizes nomeadas e onde assistir aos filmes indicados:

Cate Blanchett, por Tár

Divulgação

Blanchett brilhou no papel complexo da regista Lydia Tár e, assim como sua personagem, a atriz tem um extenso currículo artístico. Contando com Tár, Cate tem oito indicações ao Oscar, com duas vitórias: a primeira na categoria Melhor Atriz Coadjuvante em O Aviador (2004), e uma de Melhor Atriz pelo papel de Jeanette "Jasmine" Francis em Blue Jasmine, em 2014. Ela tem indicações também no Tony Awards, Globo de Ouro, BAFTA, Critics' Choice Awards (ambos com quatro vitórias), Emmy e SAG Awards.

Na cultura pop, a australiana é conhecida por ser a Galadriel nas trilogias de O Senhor dos Anéis e O Hobbit; ela também fez Hera, a irmã vilanesca de Loki e Thor em Thor: Ragnarok e a russa Irina Spalko em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal.


Tár está em exibição nos cinemas.

Ana de Armas, por Blonde

Divulgação

Ana de Armas está em sua primeira indicação ao Oscar por dar vida à icônica Marilyn Monroe na cinebiografia Blonde. A cubana tem se destacado em produções recentes como 007 - Sem Tempo para Morrer, Blade Runner 2049 e Entre Facas e Segredos - esse último rendeu a ela dois prêmios pelo papel de Marta Cabrera: o Saturn Awards e National Board of Review.

Blonde está na Netflix.

Andrea Riseborough, por To Leslie

Divulgação

Outra novata do Oscar, Andrea gerou polêmicas por estar de fora do radar das premiações e ter entrado na mais importante pelo, até então, pouco falado To Leslie. Parte do destaque da atriz foi conquistado com a ajuda de amigos bastante influentes: A campanha de Andrea foi feita por meio de postagens nas redes sociais de grandes nomes como Courteney Cox, Gwyneth Paltrow, Jennifer Aniston, Demi Moore e outros.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas analisou o caso de Andrea, mas foi mantida a indicação para concorrer ao Oscar. Em To Leslie, Riseborough faz uma mãe viciada que gasta o dinheiro que ganhou da loteria e vai conviver com o filho único.

Riseborough é conhecida por atuações em filmes pequenos (como Simplesmente Feliz e A Guerra do Sexos) e por títulos com certo destaque como Birdman, Oblivion, A Morte de Stalin e em séries como Bloodine, The Witness for the Prosecution e Black Mirror.

Por enquanto, To Leslie não está em exibição no Brasil

Michelle Williams, por Os Fabelmans

Divulgação

Em seu quinto ano indicada, Michelle estreou no Oscar em 2006 pelo papel de Alma no clássico O Segredo de Brokeback Mountain, como Melhor Atriz Coadjuvante; ela voltou a concorrer na categoria porManchester à Beira-Mar em 2017. Em Melhor Atriz, foi indicada por Namorados Para Sempre e Sete Dias com Marilyn, outra cinebiografia sobre a artista dos anos 50. Agora, Williams está concorrendo pela personagem Mitzi Fabelman, a mãe do protagonista Sammy (Gabriel LaBelle) de Os Fabelmans.

No universo da Marvel, Williams faz Anne Weying, a namorada de Eddie Brock/Venom, no filme do personagem; nos quadrinhos, Anne é a She Venom. Também ficou conhecida pelo papel de Charity Barnum, a esposa de P. T. Barnum (Hugh Jackman) em O Rei do Show.

Os Fabelmans está nos cinemas.

Michelle Yeoh, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Divulgação

Apontada como uma das mais favoritas a indicação, Yeoh fez história sendo a primeira asiática a receber a indicação como Melhor Atriz. Antes de brilhar no papel da mãe multidimensional Evelyn Wang, a atriz malaia-chinesa ficou conhecida por 007 - O Amanhã Nunca Morre, nos filmesO Tigre e o Dragão, Memórias de uma Gueixa e na animação Kung Fu Panda 2.

Yeoh também esteve em produções de super-heróis, sendo Ying Nan em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Na televisão, é conhecida por interpretar a Scían em The Witcher: Blood Origin e Philippa Georgiou que apareceu em Star Trek: Discovery de 2017 a 2020. Uma série derivada da capitã da nave foi anunciada em 2019 e ainda vai acontecer, segundo uma executiva da Paramount.

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo está nos cinemas e chega ao Prime Video no dia 24 de fevereiro.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.