Baseado na obra de Clarisse Lispector, o filme A Paixão de G.H. será exibido no Festival de Rotterdam, na Holanda, em 2024. Com direção de Luiz Fernando Carvalho e protagonismo de Maria Fernanda Candido, o longa-metragem também já passou pelo Festival do Rio e pela Mostra de Cinema de São Paulo, este ano.
Segundo a sinopse, a história se passa no Rio de Janeiro, em 1964. Após o fim de uma paixão, G.H., escultora da elite de Copacabana, decide arrumar seu apartamento, começando pelo quarto de serviço. No dia anterior, a empregada pediu demissão. No quarto, G.H. se depara com uma enorme barata que revela seu próprio horror diante do mundo, reflexo de uma sociedade repleta de preconceitos contra os seres que elege como subalternos. Diante do inseto, G.H. vive sua via-crúcis existencial. A experiência narra a perda de sua identidade e a faz questionar todas as convenções sociais que aprisionam o feminino até hoje.
A Paixão Segundo G.H. será exibido entre no festival holandês, que acontece entre 25 de janeiro e 5 de fevereiro do próximo ano. O filme não tem previsão de estreia no circuito nacional.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários