Primeira comic con das favelas, a PerifaCon anunciou realizará, em 2021, que será online e 100% gratuita. Intitulado de Brotando nas Redes, o projeto será realizado nos dias 26, 27, e 28 de março, com programação aberta ao público nas redes sociais.
Em formato gravado e com lives, o Brotando nas Redes terá painéis temáticos, ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores e um concurso de cosplay dedicado à comunidade negra, no qual os participantes devem se fantasiar e interpretar personagens da cultura pop.
O projeto online é anunciado quase dois anos após a primeira PerifaCon, que foi realizada presencialmente na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, em São Paulo. Na época, o evento teve mais de 7 mil pessoas e é pensando neste público que foi anunciada a nova edição.
A ideia é criar conteúdo para o público da comic con das favelas, que gosta de maratonar séries e filmes, ouvir música, ler quadrinhos e mangás e compartilhar seus gostos e conhecimentos para promover o bem-estar coletivo e o crescimento de artistas da quebrada.
Programação
O projeto Narrativas Periféricas, parceria com a editora especializada em quadrinho Mino, e o Beco dos Artistas, espaço expositivo de ilustradores da primeira comic con das favelas em 2019, serviram de inspiração para o evento PerifaCon, Brotando nas Redes. O primeiro realizou o sonho de quadrinistas periféricos de se lançarem no mercado editorial. E o ‘Beco’ trouxe visibilidade aos ilustradores da quebrada que depois fizeram trabalhos para marcas como Netflix e Méqui.
Durante os três dias, simultaneamente à programação dos painéis temáticos com os quatro criadores da PerifaCon e do Ciclo Narrativas Periféricas de formação de quadrinistas e ilustradores, o PerifaCon, Brotando nas Redes realiza um concurso de cosplay voltado à comunidade negra, com premiação de R$ 1 mil reais para o cosplayer vencedor por voto popular no site do evento.
“Cosplay é um entretenimento garantido em qualquer comic con, não podia faltar no ‘Brotando’. Este concurso tem ainda o objetivo de promover, valorizar e fortalecer a identidade e as manifestações de pessoas periféricas, negras e LGBTQI+ no universo do entretenimento nerd, geek e pop”, diz Gabrielly Oliveira, socióloga e uma das criadoras da PerifaCon.
Confira mais detalhes sobre o evento no site oficial e também no canal do YouTube acima.