Até que os produtores tentaram - nos últimos o filme baseado no game Halo, depois de ter sido abandonado pela 20th Century Fox e pela Universal Pictures, foi oferecido a outros estúdios. Não deu muito certo, e aconteceu o inevitável.
O produtor Peter Jackson (O senhor dos anéis) e a WingNut Films, divisão de cinema da Microsoft que cuidava do projeto, soltaram um comunicado oficial em que anunciam a suspensão do filme, baseado na bem-sucedida franquia de ação e tiro em primeira pessoa da Bungie/Microsoft. Confira:
Como confirmado anteriormente, lamentamos profundamente que Universal e Fox tenham escolhido não seguir adiante com o financiamento de Halo sob os termos originais do acordo. Peter Jackson e Fran Walsh, ao lado do seu parceiro, a Microsoft, decidiram adiar a criação do filme baseado no universo do game, até que possamos honrar a promessa, feita a milhões de fãs de Halo ao redor do mundo, de trazer nada menos do que um filme de primeira classe para as telas. Apoiamos totalmente a visão do filme do diretor Neill Blomkamp. Neill é um cineasta talentosíssimo e seu trabalho preliminar em Halo é verdadeiramente inspirador. Enquanto, indubitavelmente, levará um pouco mais de tempo até que Halo chegue ao cinema, estamos confiantes de que o produto final valerá toda a espera.
O filme deveria estrear em 2008. Como a Weta Digital de Jackson já havia se preparado para cuidar apenas de Halo pelos próximos meses, abre-se uma brecha no estúdio e na agenda do produtor/diretor. Alguém falou em O Hobbit?