Um dos personagens mais icônicos do cinema, o veterano de guerra John Rambo quase teve um destino muito diferente no filme de 1982. Afinal, o plano do diretor Ted Kotcheff era seguir o romance do escritor canadense-americano David Morrell, First Blood, que primeiro apresentou o herói. Em outras palavras, originalmente o personagem de Sylvester Stallone morreria ao final do Programado Para Matar.
Com o objetivo de discutir a negligência com os sobreviventes da Guerra do Vietnã, o plano de Kotcheff era retratar um homem em uma missão suicida. "O filme foi concebido como a tragédia de Rambo, que reproduziria o que aconteceu com tantos veteranos", contou o cineasta à Entertainment Weekly. "Pensei que tê-lo se matando significaria que o inimigo teria vencido, que a cidade o teria assassinado. Neste momento, o público teria recebido a mensagem".
Sim, Rambo cometeria suicídio. O personagem estaria em uma delegacia de polícia, rodeado por todos os lados. O Coronel Trautman entraria e seria confrontado por Rambo. "Sei que você tem uma arma debaixo desse uniforme. Você me criou. Agora, tem que me matar". Porém, o personagem de Richard Crenna não seria capaz de fazê-lo. Para sua surpresa, o protagonista tiraria a arma de suas mãos e atiraria em si mesmo. "A cena era muito emocionante", contou Kotcheff.
O momento final de Rambo chegou a ser filmado, mas acabou descartado por causa de Stallone. Depois de encerrada a gravação, o ator puxou o diretor de canto e o convenceu de que se tratava de uma conclusão injusta. "O personagem passou por tanta coisa. A polícia abusou dele. Ele foi perseguido incessantemente. Mandaram cachorros para pegá-lo. Ele pulou de penhascos. Correu por águas congelantes. Atiraram no braço dele e ele mesmo se costurou. Depois de tudo isso, ainda vamos matá-lo?", afirmou Stallone na ocasião.
Kotcheff reconheceu que o ator tinha um ponto. "Uma coisa sobre o Sylvester: ele tem uma noção populista. Ele sabe o que o público quer ver. Nunca tive isso". Contrariando os produtores, ele estendeu as filmagens por mais algumas horas e garantiu o já conhecido final de Programado Para Matar, assim como o futuro da franquia.
Nesta quinta-feira (19), Rambo ganha mais um filme nos cinemas, agora mostrando o veterano tendo uma vida mais pacata no interior do Arizona, mas ainda tentando lidar com os traumas da guerra. Quando um membro da sua família é envolvida em uma rede de tráfico sexual, ele precisará voltar às suas origens e ir atrás de vingança. Além de Stallone, Até o Fim conta com Paz Vega, Sérgio Peris-Mencheta, Adriana Barraza, Yvette Monreal e Joaquin Cosio no elenco.